Intenção da UFRGS em produzir insumo para vacina contra Covid-19 é bem recebida pela Fiocruz

Jornal Opinião

A intenção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em produzir insumos para vacinas contra a Covid-19, manifestada nesta quarta-feira (11), em reunião no Rio de Janeiro, foi bem recebida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O encontro teve a participação do reitor, Carlos André Bulhões Mendes, e da presidente do instituto de pesquisa, Nísia Trindade Lima.

“Foi uma reunião muito importante no sentido de estabelecermos uma cooperação técnica com o objetivo de fabricar insumos para vacinas, entre eles o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), nas instalações da UFRGS, no Rio Grande do Sul. É um momento de satisfação por se tratar de uma importante notícia na área da saúde e em benefício de toda a sociedade”, destacou o reitor.

Com o possível avanço na cooperação entre a UFRGS e a Fiocruz, o RS poderá ter a segunda sede de produção do IFA no país. A fabricação, caso se confirme, deverá ocorrer no novo prédio do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), em fase final de obras e cuja mudança está prevista ainda para este ano, na esquina da rua Ramiro Barcelos com a avenida Ipiranga.

A próxima etapa dos contatos entre a universidade e a fundação está prevista para setembro, quando a vice-diretora de Qualidade da Fiocruz, Rosane Cuber, deverá visitar as instalações da universidade, em Porto Alegre.

Além da produção do IFA, a reunião também abordou outras possibilidades de parceria envolvendo a universidade e o instituto de pesquisa, entre elas na área da capacitação de profissionais na área da saúde.

“Tivemos um diálogo muito produtivo. É mais um passo que a UFRGS pretende dar no sentido de contribuir com a sociedade no enfrentamento à Covid-19, assim como temos feito desde o início da pandemia, com enorme dedicação de toda a comunidade acadêmica”, completou Bulhões.

Entre as parceiras neste processo, em ações como a gestão do orçamento para aquisição de equipamentos e execução de serviços, estão as fundações de apoio da UFRGS, entre elas a FAURGS.

Participaram também da reunião na capital fluminense, representando a UFRGS, além do Reitor Prof. Carlos André Bulhões Mendes, o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais, Prof. Geraldo Pereira Jotz, a diretora do ICBS, Profa. Ilma Simoni Brum da Silva, e a secretária de Desenvolvimento Tecnológico da universidade, Profa. Elizabeth Obino Cirne Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Professores de Campo Bom iniciam formação no Google For Education

Agora chegou a vez dos professores da rede municipal iniciarem sua formação com carga horária de 20 horas, divididas em […]