Letramento Digital e Criativo será tema de oficina para professores do Ensino Fundamental

Jornal Opinião

Durante o mês de março, 16 professores do Ensino Fundamental da rede municipal, participarão do curso de capacitação em Letramento Digital e Criativo. O curso de 64 horas tem como objetivo levar criatividade, inovação e empreendedorismo às escolas por meio de conceitos de robótica e outras tecnologias. A oficina integra o programa Educação Empreendedora, que ocorre em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com o Sebrae, que desde 2021 vem proporcionando oficinas sobre o tema aos educadores da rede. As aulas ocorrerão no auditório Jacobina Maurer, da Smed, das 8h às 12h e das 13h às 17h, iniciando na próxima segunda-feira, 7, e prosseguindo nos dias 8, 16, 17, 24, 25, 30 e 31. 

Nas oficinas, os educadores participantes, sendo um de cada escola, trabalharão com o auxílio de quatro kits de robótica. As peças utilizadas nos cursos depois serão divididas entre os professores, que poderão levá-las para suas escolas e dividir todo o aprendizado das aulas com os estudantes. Focada nas Metodologias Ativas, a programação do curso ainda abordará sobre soluções de problemas, a prática da aprendizagem criativa baseada em projetos, computação criativa, programação de computadores, robótica sustentável, recursos educacionais tecnológicos gratuitos e suas relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As oficinas serão divididas em módulos, com Introdução à Aprendizagem Criativa, Ferramentas do Google para Professores, Design de Atividade Criativa, Eletrônica Básica I – Criando um Gerador de Energia Eólica com Sucata Eletrônica, Oficina Eletrônica Básica II – Criando um Chatbot, Oficina Introdução à Programação de Computadores em Linguagem de Blocos, Oficina Aprofundando os Conhecimentos em Programação com Scratch e A Horta Inteligente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

1ª Feira de Troca de Livros de 2022 será no dia 12 de março

A Biblioteca Municipal Edwin Kuwer fará a 1ª Feira de Troca de Livros de 2022 no dia 12 de março […]