Menopausa: remédios naturais para driblar os sintomas

A menopausa é uma das fases vividas pela mulher, que se inicia entre 45 e 55 anos, que pode trazer vários transtornos e incômodos, se não for tratada de forma a resgatar o equilíbrio hormonal. Entretanto, a boa notícia é que existem opções saudáveis para reduzir esses transtornos.

Essas alternativas atuam como remédios naturais para aliviar os sintomas do climatério da mulher e ajudam na recuperação da disposição e bem-estar dela.

Saiba mais sobre a menopausa, os distúrbios que podem ocorrer durante esse período e confira algumas alternativas naturais para reduzir os desconfortos nessa fase.

Sintomas da menopausa

Devido ao fim do ciclo menstrual e da fertilidade na mulher, ocorre uma queda hormonal do estrogênio. Esse quadro pode desencadear várias alterações orgânicas, metabólicas e hormonais, gerando sintomas desagradáveis, cuja intensidade irá depender do contexto de saúde de cada mulher.

Os sintomas que podem surgir na menopausa são:

  • ondas de calor (o terrível calorão)
  • suores noturnos
  • insônia
  • aumento de peso
  • perda da libido
  • irritação
  • dispersão mental
  • frequentes esquecimentos
  • dores de cabeça
  • diminuição da massa muscular
  • queda de cabelo
  • dor nas articulações
  • perda óssea
  • cansaço e desânimo

Esses sintomas podem vir juntos ou aparecer alguns deles, conforme o organismo de cada mulher.

Podem durar alguns meses ou vários anos e até se agravarem, caso nada seja feito para melhorar a saúde do corpo e tratar o distúrbio hormonal.

Para evitar que esses sintomas aumentem e tirem o bem-estar de quem sofre dos distúrbios da menopausa, segue uma lista com diversos remédios naturais e alimentos, para aliviar os sintomas da menopausa e até estimular a produção do estrogênio.

Formas de aliviar os sintomas da menopausa

A lista a seguir apresenta alternativas, que além de prevenirem ou combaterem os desequilíbrios relacionados com a menopausas, trazem benefícios para a saúde.

Linhaça

Possui efeito estrogênio, contribuindo para diminuir os desequilíbrios da menopausa.

Dentre os benefícios da linhaça estão:

melhora o humor

reduz dores nas articulações e músculos

alivia os fogachos (calorão)

Os efeitos curativos da linhaça sobre as alterações na menopausa foram comprovados em várias pesquisas, entre os quais, este estudo que analisou e confirmou esse benefício em prol da qualidade de vida da mulher.

Para usufruir da linhaça com essa finalidade terapêutica, é só consumir 45 gramas de farinha de linhaça ao dia.

A farinha de linhaça pode ser adicionada em vitaminas, shakes, sopas, smoothies e receitas de doces e salgados.

Cúrcuma

A cúrcuma é uma raiz usada como especiaria que apresenta vários benefícios para a saúde. Um destes é atuar como fitoestrógeno natural, regulando a atividade do estrogênio no organismo.

Estudos confirmam a atividade transcricional da curcumina, o princípio ativo da cúrcuma, semelhante ao estrogênio.

Sendo assim, a cúrcuma pode contribuir para elevar e equilibrar os níveis de estrogênio, reduzindo os sintomas da menopausa.

Alcaçuz

O alcaçuz é uma planta com propriedades antiespasmódica, anti-inflamatória, expectorante, antimicrobiana, antioxidante, antisséptica, diurética, laxante e tônica.

Um dos princípios ativos da raiz de alcaçuz, o ácido glicirrizínico, age estimulando a função da glândula adrenal, regulando a produção do cortisol, hormônio que em excesso provoca fadiga crônica, depressão e ansiedade.

Outro benefício do alcaçuz é que traz alívio para os fogachos da menopausa, conforme indica este estudo.

Para fazer o chá de alcaçuz, ferva 1,5 litro de água e adicione 2 colheres (sopa) de sua raiz picada. Tampe e abafe por dez minutos. Coe e beba.

Outras formas de utilização são através do extrato seco da raiz, em pó ou contido em cápsulas.

Sálvia

A sálvia é uma planta amiga das mulheres com acentuadas propriedades estrogênicas. Por isso, pode ser uma boa alternativa para equilibrar os hormônios e consequentemente aliviar as ondas de calor da menopausa.

O preparo do chá de sálvia consiste em colocar 1 copo de água fervente sobre 1 colher (sopa) de folhas de sálvia. Tampe e deixe em infusão, por 10 minutos. Depois é só coar e beber.

Tome 3 vezes ao dia.

Pimenteiro-silvestre

Além de atuar no equilíbrio hormonal, o chá feito com as folhas do pimenteiro-silvestre eleva os níveis da dopamina, melhora a libido e o desejo sexual, que tende a diminuir na menopausa.

Esse chá se faz misturando 1 ou 2 colheres (chá) de folhas de pimenteiro-silvestre em 1 xícara de água quente, deixando em infusão por 10 minutos. Em seguida, coe e beba.

Folhas de amora

Um dos tratamentos mais populares para aliviar sintomas desagradáveis da menopausa é o chá dos brotos e das folhas de amora.

Para fazer uso desse chá, é só colocar 2 folhas ou amassar 1 broto de amora em 1 xícara de água quente, deixar em infusão por 10 minutos. Coe e beba.

Vitamina C nos alimentos

Uma das principais queixas das mulheres com distúrbios na menopausa, tem relação com o calorão, e isto pode ocorrer porque suas glândulas adrenais estão sobrecarregadas.

Nesse contexto, a vitamina C pode ajudar a restabelecer o bom funcionamento destas glândulas.

Os alimentos ricos em vitamina C são: laranja, limão, abacaxi, manga, mamão, amora, goiaba, morango, kiwi, caju, salsa, couve, brócolis, entre outros.

Conforme o caso e a avaliação médica, a vitamina C pode ser suplementada, em cápsulas ou comprimidos.

Fontes de Vitamina E

A vitamina E tem propriedade antioxidante e contribui para reduzir inflamação, depressão, doenças cardíacas e ganho de peso.

Além disso, a vitamina E é recomendada para tratar ondas de calor na menopausa, de acordo com base científica deste estudo.

Alimentos que contêm vitamina E são: gérmen de trigo, amêndoa, girassol, gergelim, avelã, abacate, brócolis, abóbora e espinafre.

Alimentos vegetais com ômega 3

Devido a transição para menopausa e as alterações provenientes dessa fase da vida, a mulher pode vir a apresentar depressão. Nesses casos, os alimentos fontes de ômega 3 podem ajudar a tratar esse problema.

Esse estudo mostrou que o ômega 3 denotou aliviar sintomas como depressão, distúrbios cognitivos (perda de memória) e ondas de calor.

O ômega 3 pode ser encontrado em vários vegetais como: nozes, amêndoas, linhaça, cereais como aveia e gérmen de trigo, folhas verdes, leguminosas como feijões, ervilha, lentilhas e grão de bico, abacate e algas.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui diversas propriedades benéficas: melhora a aparência da pele, facilita a digestão, é anti-inflamatório, alcalinizante, diurético, ajuda o sistema imunológico, proporciona saciedade, combate retenção de líquidos, ajuda a evitar picos de insulina, contribui para manter a forma, além de outros mais.

Além desses benefícios que ajudam a melhorar a saúde da mulher na menopausa, o vinagre de maçã pode contribuir para evitar ou reduzir uma das complicações decorrentes das alterações dessa fase: o ganho de peso.

Para obter esses benefícios é só consumir de 1 a 2 colheres de vinagre de maçã em 1 copo de água morna, 2 vezes ao dia.

Soja orgânica

A soja é fonte de isoflavonas e pode ser consumida de várias maneiras como: feijão de soja, tofu, missô, farelo, leite de soja e proteína texturizada.

Além de reduzir os fogachos, a soja e seus derivados cooperam para o aumento da densidade óssea e do conteúdo mineral dos ossos.

Um jeito mais fácil de consumir a soja é através do seu leite orgânico em pó, tomando de 1 a 2 xícaras por dia.

Abóbora

A abóbora é um alimento rico em vitamina C e cálcio. Suas sementes contêm fitoestrógenos naturais, sendo recomendada para reduzir os desequilíbrios da menopausa.

É também fonte de fibras solúveis, beneficiando o organismo através da limpeza e manutenção das funções intestinais, reduzindo a necessidade de comer alimentos doces, efeito típico dos distúrbios hormonais, seja na TPM que na menopausa.

Fonte: GreenMe

One thought on “Menopausa: remédios naturais para driblar os sintomas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Torneio de Xadrez online é neste sábado em Sapiranga

Neste sábado, 29 de maio, ocorre o 1º Torneio de Xadrez Escolar On-line de Sapiranga. A competição contará com a […]