Mostra de Iniciação Científica completa 20 anos e ocorrerá em outubro

Jornal Opinião

De 3 a 6 de outubro ocorrerá a XX Mostra de Iniciação Científica e o XII Salão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Interessados em participar apresentando trabalhos de pesquisa têm até o dia 28 de agosto para realizar a inscrição. O evento será na modalidade on-line, via Google Meet, e tem por meta promover a divulgação dos projetos de pesquisa desenvolvidos com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação, além de estimular a vocação e os talentos potenciais dos estudantes para o pensar e o criar cientificamente. As inscrições podem ser feitas em www.faccat.br/cursoseeventos. A promoção é da Vice-Direção de Pós-Graduação e Pesquisa.

De acordo com o vice-diretor de Pós-Graduação e Pesquisa, prof. Dr. Roberto Morais, a Faccat está comemorando 20 anos de incentivo à pesquisa. “São as nossas “bodas” de porcelana. De acordo com a cultura popular, é uma alusão a resistência, e também uma das principais características da nossa Instituição ao manter intacta a pesquisa ao longo deste período”, enfatiza.

Conquistas e avanços na pesquisa

Morais comenta ainda que muito avanço foi conquistado ao longo deste tempo. “De uma Mostra acanhada somente com a participação de acadêmicos da instituição para o convívio com outras Universidades, a ampliação para o Salão de Extensão e Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu). Não paramos por aí já que abrimos as portas para o Ensino Médio, o fomento próprio aos pesquisadores da FACCAT, e finalmente, criamos a Feira de Iniciação Científica dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano)”, destaca o professor, enfatizando ainda que em 2022 foi lançado o livro infantil “Todas as Cores do Saber”, que foi decorrente de um concurso com as crianças dos Anos Iniciais.

“Reafirmamos nosso compromisso de incentivar e promover discussões acadêmicas envolvendo os atores (professores, alunos, Universidades, Escolas). Além disso, o momento político, econômico, social e cultural evidencia a importância das instituições de ensino por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão”, ressalta Roberto Morais.

Participação

Podem participar acadêmicos da Faccat das seguintes áreas do conhecimento: Exata e da Terra (Matemática, Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Jogos Digitais Sistemas para Internet ), Engenharia (Engenharia de Produção, Gestão da Qualidade), Sociais Aplicadas (Administração, Gestão Comercial, Ciências Contábeis, Negócios Internacionais, Marketing, Turismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, Direito e Design), Humanas (História, Psicologia, Enfermagem e Educação) e Linguística, Letras e Artes (Letras), e outras instituições de ensino superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Prefeitura de Sapiranga entrega mudas frutíferas a produtores rurais

A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na tarde desta quinta-feira, 18, a entrega de 764 […]