Município de Campo Bom entrega primeiro lote de absorventes higiênicos gratuitos para alunas da rede municipal de ensino

Jornal Opinião

Aprovada pelo Poder Executivo de Campo Bom, depois de sugestão do Legislativo, a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para as alunas de escolas municipais se tornou realidade. As primeiras entregas, como ato simbólico, ocorreram nas escolas Borges de Medeiros e Presidente Vargas, ambas de ensino fundamental, na manhã da quinta-feira, dia 23. Para o prefeito Luciano Orsi, o resultado da Lei nº 5.259 (Programa Municipal de Fornecimento de Absorventes Higiênicos) tem base na saúde. “Trata-se de uma questão humana, de dignidade e saúde pública. Sabemos que a dificuldade financeira existe e prontamente aprovamos a proposta do parlamento, para assegurar a qualidade de vida dessas meninas”, afirma.

Reposição mensal

Inicialmente as alunas recebem os primeiros dois pacotes, totalizando 16 unidades, dentro da nécessaire. Agora, as escolas ficam responsáveis por, mensalmente, retirar os novos lotes. “Produzimos as nécessaires, efetivamos a compra dos absorventes e, junto das escolas fizemos um levantamento para identificar os quantitativos de beneficiadas na rede. É uma conquista”, explica a secretária de Educação e Cultura Simone Schneider. O investimento foi de R$ 16 mil, para 12 meses de fornecimento, que compreende 500 nécessaires e 5,4 mil pacotes de absorventes.

Quem participou da entrega oficial, junto da secretária municipal, foi a presidente da Câmara de Vereadores Gênifer Engers, que é professora e conhece de perto como a pobreza menstrual afeta a vivência escolar. “Quando estamos inseridos no setor da educação, vemos que, muitas vezes, meninas deixam de frequentar a aula durante o período menstrual. Esse é um ciclo que se repete mensamente, não há opção. Nós vemos como uma questão de saúde pública, então é uma alegria fazer esse repasse e saber que estamos diminuindo danos lá na frente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Etapa de atletismo dos Jogos Escolares ocorrerá nos dias 13 e 14 de julho

Devido à instabilidade do clima, a etapa de atletismo dos Jogos Escolares de Sapiranga, que ocorreria neste sábado, 25, será […]