Mutirão de combate à dengue segue acontecendo em Sapiranga

Jornal Opinião

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para o aumento de casos de dengue em Sapiranga. A cidade já possui três casos confirmados da doença, além de oito suspeitos. Agentes de endemias seguem realizando mutirões com o objetivo de combater a propagação da doença. A ação teve início no bairro Amaral Ribeiro na última segunda-feira, 14, e prosseguirá nas demais localidades com casos suspeitos.  

Com o objetivo de eliminar os criadouros potenciais para o Aedes aegypti, os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias estão visitando residências e fazendo vistoria nas casas e pátios. Também estão sendo recolhidos depósitos inservíveis que possam se tornar focos, como pneus, garrafas de vidros, lonas e louças de banheiro que acumulam água. 

A Secretaria de Saúde alerta também a importância da colaboração da comunidade, pois é essencial a conscientização de cada munícipe para o combate ao mosquito e permitindo a vistoria dos agentes nas residências.

Fique atento

Os sintomas mais comuns da dengue incluem febre alta, dores musculares intensas, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Em caso de apresentar tais sintomas, busque atendimento médico junto a unidade de saúde mais próxima. 


Cuidados que devem ser tomados:

– não deixe água parada;
– ponha areia nos pratinhos das plantas;
– mantenha a caixa d’água fechada e limpe-a frequentemente;
– coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
– remova folhas e galhos das calhas;
– mantenha latas e garrafas com a boca para baixo;
– pneus velhos devem ser guardados em locais cobertos;
– não deixe água acumulada nas bromélias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Estoques de sangue estão muito baixos no Hemocentro do Estado

O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), precisa com urgência de doações de sangue de todos os […]