“O despertar da consciência negra” na Semana da Diversidade de Campo Bom

Jornal Opinião

Para ressaltar a Semana da Diversidade e marcar a conclusão dos trabalhos do Projeto da Diversidade nas Escolas, a Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Smec) está proporcionando aos alunos diversas atividades que exaltam a diversidade cultural, étnica e na natureza. A programação iniciou nesta terça-feira (16) e encerra na sexta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra.

Nesta quarta-feira (17), às 18 horas, no Cemea, acontecerá uma integração de professores da Comissão da Diversidade. E na sexta-feira, às 19 horas, na Biblioteca Pública, será realizado o seminário “O despertar da consciência negra”, com participação do Movimento de Igualdade Social (MIS), Escola de Samba Azul e Branca, Comissão de Frente Leões, Negritude Socialista Brasileira (NSB) e Movimento Negro Unificado (MNU).

Na programação, que ocorre simultaneamente na Biblioteca Pública, na Praça CEU e no Cemea, constam, ainda, Hora do Conto “Do jeito que você é”, baseada na obra de Telma Guimarães; oficinas de grafite, de jogos germânicos, de danças urbanas e de capoeira; trilhas agroecológicas; alimentação e diversidade.

“A cultura campo-bonense se forjou da fusão de diversas etnias, embora tenhamos traços fortes da colonização alemã. Estudar a diversidade e respeitar as diferenças nos faz uma comunidade diferenciada. Esse trabalho desenvolvido pela Smec contribui, e muito, para essa cultura inclusiva”, destaca o prefeito Luciano Orsi.

Para a titular da Smec, Simone Schneider, o Projeto da Diversidade nas Escolas desempenha um papel preponderante para que as crianças aprendam, desde cedo, a respeitar as diferenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Sapiranga participa de reunião da EGR com técnico do DAER e municípios da região

O secretário municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla, representando a prefeita Carina Nath, participou da reunião […]