Prefeitura de Campo Bom conclui ação de melhoria no Arroio Quatro Colônias

Jornal Opinião

Depois do sucesso das obras de engenharia natural no Arroio Schmidt a Secretaria de Meio Ambiente de Campo Bom (Sema) desenvolveu um projeto para estabilização de margens e contenção de inundações no arroio Quatro Colônias. A medida, executada pela Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos contempla trecho paralelo à rua Sigfred Heuser, no bairro Rio Branco. O prefeito Luciano Orsi aponta que esta é mais uma resolução de demanda da comunidade. “Assim que o pedido chegou ao gabinete acionamos a Secretaria de Meio Ambiente para desenvolver um projeto de recuperação e manejo para o local. Agimos prontamente, garantindo mais segurança para os moradores frente às chuvas do inverno”, disse.

A primeira etapa do trabalho cumpriu a remoção de bancos de areia e reconfiguração dos taludes, sustentados com a técnica de enrocamento, que consiste na disposição de rochas de tamanhos diversos na margem do arroio, para deixá-la estável e resistente. A sequência do projeto prevê a arborização da área com mata ciliar, reestabelecendo o corredor ecológico e a função de proteção pela vegetação.

Segundo o secretário de Meio Ambiente João Flávio da Rosa, as técnicas de bioengenharia (ou engenharia natural) são tecnologias que resultam em obras duráveis, de baixo custo e fácil execução. “Os primeiros testes de aplicação destas técnicas foram feitos no Arroio Schmidt no ano passado, em função dos resultados confirmamos que esta tecnologia é a ideal para resolução da maioria dos problemas de drenagem urbana da cidade. Principalmente pela simplicidade e durabilidade que proporcionam”, afirma João Flávio.

As próximas intervenções ocorrerão no Rio dos Sinos, em trechos com processos erosivos já diagnosticados pela Sema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Prefeitura faz desassoreamento e limpeza de vala

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos, atuou na última quarta-feira, 4, no desassoreamento […]