Prefeitura de Campo Bom cria catálogo digital para auxiliar artistas campo-bonenses

Jornal Opinião

Em 2017, Campo Bom instituiu a Lei do Artista Local, com o propósito de divulgar e fomentar a apresentação de artistas locais nos eventos realizados na cidade. Agora, em função da pandemia, está sendo criado o Guia do Artista Local, um catálogo digital contendo informações dos trabalhadores da indústria criativa domiciliados no município. O objetivo é ampliar a divulgação desses artistas, possibilitando que a população tenha conhecimento de quem são e qual trabalho realizam, ampliando as possibilidades de sua inclusão em outros projetos relacionados à arte.

Essa ação, segundo o prefeito Luciano Orsi, se deve à limitação que os trabalhadores da indústria criativa encontraram para desenvolver seus trabalhos durante a pandemia, comprometendo a renda familiar. “Sabemos que muitos artistas encontram dificuldade em oferecer seus trabalhos, ou mesmo participar de editais, pela falta de portfólio da sua trajetória artístico-cultural, então, estamos buscando a valorização e catalogação dos trabalhadores da cultura no município”, explica o prefeito.

O Guia do Artista Local será digital, contendo um portfólio de informações dos artistas, com sua área de atuação, histórico, contatos, vídeos e imagens. A captação e produção desse material será realizada por uma equipe técnica do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, e o material coletado ficará disponível no site da Prefeitura, podendo ser utilizado pelos artistas e pelo próprio município para promovê-los.

O projeto, já aprovado pela Câmara de Vereadores, autoriza, também, o pagamento de cachê aos artistas selecionados a participar do referido guia, desde que cumpram os requisitos previstos no instrumento de seleção.

Podem participar atores, músicos, compositores, artesãos, produtores culturais, técnicos de som, profissionais de audiovisual, oficineiros, entre outros. Em breve será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura o chamamento público ofertando as vagas com base no atual mapeamento cultural que conta com 157 cadastros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Público acima de 35 anos será vacinado neste sábado em Campo Bom

Campo Bom vai vacinar pessoas com 35 anos ou mais neste sábado, dia 10. Todos os grupos anteriores podem continuar […]