Prefeitura de Sapiranga dá posse ao Conselho Municipal de Inovação

Jornal Opinião

Ocorreu nesta tarde de sexta-feira, 22 de outubro, a solenidade de posse do Conselho Municipal de Inovação de Sapiranga. O evento no formato híbrido aconteceu no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck com a participação da prefeita Carina Nath, dos secretários municipais José Della Santos (Indústria, Comércio e Tecnologia); Cláudia Kichler (Educação); Ederson Klein (Meio Ambiente e Preservação Ecológica); Carlos Maurício Regla (Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade); de representantes da sociedade civil e de instituições de educação.

Carina destacou a importância do Conselho Municipal na execução de políticas públicas de tecnologia e inovação para o desenvolvimento do município. “ Vocês não estão somente atendendo a um pedido da Administração, também estão trabalhando pelo município e pelas pessoas. Vocês estão fazendo parte da construção de um município melhor. Nós queremos Sapiranga uma cidade inteligente. Nós queremos que as pessoas se utilizem da tecnologia para melhorar a qualidade de vida de cada um, gerando economia para o município, gerando economia nas próprias famílias. Isso que nós queremos.”

A cidade de Sapiranga está constantemente em busca de desenvolvimento, sempre dedicada a absorver conhecimento e produzir ações que a tornem  referência regional em processos inovadores. Desta forma surgiu o Inova Sapiranga, cooperação entre entidades de ensino técnico e profissionalizante, poder público e sociedade civil que se propõe a pensar o município, capacitar os diversos agentes de inovação e aplicar políticas públicas de desenvolvimento urbano, econômico e social.

“ É um grande momento na cidade. Algum tempo atrás criamos o Inova Sapiranga e muitas ideias saíram de lá. Hoje estamos iniciando um novo ciclo, de preparar Sapiranga para o futuro. Tanto na tecnologia, desenvolvimento econômico e desenvolvimento tecnológico. Tenho certeza que seremos uma cidade tecnológica referência para outras cidades”, frisou o secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della Santos.

A cerimônia de posse do Conselho teve palestra de Flaviano Gastão Júnior (especialista em gestão de pessoas, estratégias e negócios. Consultor, mentor, palestrante l CEO na F2 Gestão Empresarial l CEO na Pequenas Causas Digital l Mentor pelo Programa Capital Empreendedor l Avaliador e Disseminador do InovAtiva Brasil l Avaliador do Programa Centelha l Mentor do Canathon l Avaliador de Projetos Inovadores pela FAPEG e FAPEAM), sobre o tema A Inovação como Processo de Transformação.

CONSELHO DE INOVAÇÃO

O Conselho Municipal de Inovação, denominado de Inova Sapiranga, atuará fundamentalmente na proposição e desenvolvimento de ações que afiram impacto direto e indireto na geração de novos negócios, aumento da produtividade, emprego e renda, e principalmente mudança comportamental do munícipe frente ao empreendedorismo. Além disso, utiliza recursos tecnológicos na obtenção de produtos e serviços alterando a matriz econômica e as relações de mercado, trabalho e cidadania no município.

A partir da promulgação da Lei de Inovação, Sapiranga passa a contar com um Conselho Municipal de Inovação, composto por poder público, entidades de ensino, Sistema S (SESI, SENAI, SEBRAE), empreendedores e sociedade civil em geral. O Conselho tem a missão de desenvolver um ecossistema de inovação municipal, propor e avaliar projetos de inovação bem como ser o indutor da aplicação destes projetos no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, de alto valor agregado e que resultem na geração de emprego, renda e serviços públicos de melhor qualidade.

Próximo Post

Copa Carlinhos Klaus define semifinalistas na terça-feira

Termina na terça-feira (26) a fase de quartas de final da Copa Carlinhos Klaus de Futsal. Os jogos da noite, […]