Prefeitura garante ampliação de 2 para 49 no número de leitos Covid do Hospital Lauro Reus ao decorrer de um ano

Jornal Opinião

Campo Bom foi o primeiro município rio-grandense a registrar um caso de Covid-19 e, com isso em vista a Administração Municipal não mediu esforços: se antecipou adquirindo insumos e agilizando reforços na estrutura o hospital. Foi o primeiro munícipio da região a fechar parceria com a Universidade Feevale para testes de PCR. O número de leitos Covid do Hospital Lauro Reus (HLR), que era de 2, em março de 2020, em quatro meses, já chegava aos 43 e chegou aos 49 em março de 2021. Isso em um aumento gradativo, não dependendo de ocupação máxima para serem ampliados. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que contava com os 2 únicos leitos destinados à pacientes positivados, agora já tem 10, refletindo no total da UTI capacitada para esse atendimento; somados a mais 9 leitos da Sala de Retaguarda (Semi-UTI) e 30 clínicos. Além disso, até o início da próxima semana, o hospital deve contar com mais 10 leitos para atendimento de média complexidade, equipados com respiradores, monitores e bombas de infusão.  “O compromisso com a vida dos moradores foi carro-chefe na nossa estratégia de prevenção e atendimento, estivemos a frente, torcendo para que não chegassem, mas prevendo e nos preparando para possíveis cenários difíceis, tanto que subimos de 2, para 49 leitos, em um aumento gradativo. Com alívio dizemos que em 2020, em nenhum momento nosso hospital atingiu sua capacidade máxima. Seguimos acompanhando constantemente e com responsabilidade a situação de evolução do vírus. Aplicando investimentos em todas as melhorias possíveis para atender nossa cidade, dando mais segurança aos profissionais da linha de frente trabalharem e perspectiva para os pacientes”, comenta o prefeito Luciano Orsi. 

O secretário de Saúde do Município, João Paulo Berkembrock, explica que a Sala de Retaguarda é destinada para os assistidos de média complexidade, com a estrutura de camas hospitalares e respiradores, como devem ser os próximos 10 leitos a serem equipados na semana que vem. “Aguardamos somente a chegada dos equipamentos que vem de outros estados para podermos utilizar os novos leitos”, afirma Berkembrock. 

Mais equipamentos 

Hospital também teve salto na aquisição de equipamentos e, sempre com apoio da prefeitura, garantiu EPI’s completos para as equipes. Comparando a estrutura atual com a do mesmo período no ano passado, Monitores Multiparâmetros foram de 14, para 30; Ventiladores Mecânicos (respiradores) foram de 1 para 20; Bombas de Infusão foram de 5, para 25. Também foram comprados e instalados os aparelhos de Raio-X e tomografia de última geração, que facilitam o diagnóstico da doença. Isso foi possível por meio de recursos financeiros federais destinados ao enfrentamento da pandemia empregados na saúde, juntamente a investimentos próprios da Administração e doações de empresas.

A diretora administrativa do Hospital Lauro Reus, Melissa Fuhrmaster, explica que nesse momento o Hospital se prepara para mais atendimentos. “Estamos contratando mais profissionais, já entraram novos colaboradores para a emergência e para a UTI, agora selecionamos para atender esses dez novos leitos semi-intensivos. Como houve aumento no consumo de medicamentos, enxoval e oxigênio, ficamos em constante contato com todos os fornecedores, para não corrermos risco de ficarmos desabastecidos”, diz Melissa.

Próximo Post

Assembleia e Executivo assinam ofício pedindo prioridade na vacinação de professores

Um ofício reivindicando a prioridade na vacinação de professores foi assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), […]