Processamento de peixes ensina técnica de preparo da carne no Cemeam de Sapiranga

Jornal Opinião

Nesta semana o Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga (Cemeam) concluiu mais um curso gratuitos de 2021. As aulas sobre técnicas de processamento de peixes (tiveram duração de 16 horas) foram ministradas pela professora Maristela Mendonça Krügel, e contaram com oito participantes.

As aulas teóricas iniciaram na segunda-feira, 8, e trataram sobre as peculiaridades da carne e as melhores formas de conservar o peixe. Já a parte da prática, os participantes analisaram os tipos de carcaça e como produzir os cortes para melhor aproveitamento da carne. Depois de concluída a etapa com o manuseio do peixe, o curso possibilitou a produção de deliciosas e diferentes receitas, tais como bolinho, linguiça e hambúrguer de peixe, receita peculiar e surpreende pelo sabor.

Além do curso de processamento de peixes, outros seis já aconteceram ao longo do ano. Os cursos são ofertados através da parceria da Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Sindicato Rural de Taquara e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).


Receita para Fish Burguer:

Ingredientes:

85% de carne de peixe crua moída. Passar a carne três vezes pelo moedor (1 kg de peixe).
1,5% de alho picado (15g).
2% de sal (2g).
10% de farinha de mandioca (100g).
0,5% de temperos (salsinha, cebolinha e pimenta) 5g.

Modo de preparo:

limpar bem o peixe (retirando a pele, vísceras e nadadeiras). Moer três vezes, misturar todos os ingredientes, moldar os hambúrgueres. Pode ser congelado por até 4 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Sine de Sapiranga integra Empregar RS e encaminha interessados para entrevistas de emprego

De 16 a 22 de novembro, a Agência do FGTAS/Sine Sapiranga realizará (de forma presencial) o encaminhamento de candidatos interessados […]