Projeto Mãos Salvadoras encerra programação de cursos gratuitos de primeiros socorros em 2021

Jornal Opinião

O Samu Sapiranga encerrou nesta manhã de sexta-feira, 10, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Waldemar Carlos Jaeger, a programação de cursos gratuitos de primeiros socorros do projeto Mãos Salvadoras. As aulas aconteceram de 10 de setembro a 10 dezembro e tiveram como objetivo reduzir as mortes por PCR fora do ambiente hospitalar.

“Organizamos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), que ajudou com espaço físico, na organização das turmas e na divulgação do curso para as equipes diretivas”, destaca a enfermeira e socorrista do Samu, Elisiane de Oliveira Machado.

Os treinamentos aconteceram nas escolas municipais, no Auditório da Smed e em algumas empresas da cidade, e foram direcionados aos alunos, equipes diretivas e funcionários. “Estamos estudando novas parcerias para o próximo ano”, conclui Elisiane.

Os participantes aprenderam a reconhecer a PCR, a pedir ajuda, uma PCR de alta qualidade, o uso do DEA, o Suporte Básico de Vida (SBV), o SBV em adultos, crianças e lactentes, e Obstrução de Vias Áreas por Corpo Estranho (do OVACE), é quando ocorre o engasgo.

O projeto de capacitação Mãos Salvadoras é uma iniciativa dos voluntários Simone Wasem, Simone Albarello, Ozeias Domingues, Roberto Luz, Elisiane Machado, Gilmar Gomes, Iguio Cabral e Ana Paula Portilho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação realiza Assembleia Geral

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Inova Sapiranga realizou na tarde de quarta-feira, 8 de dezembro, a […]