Reitor reeleito do IFSul é empossado em Brasília para seu segundo mandato

Jornal Opinião
Reitor Flávio Nunes

Ocorreu nessa quarta-feira (30), na sede do Ministério da Educação, em Brasília, a solenidade de posse de Flávio Nunes para seu segundo mandato como reitor do IFSul. O dirigente foi empossado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em uma cerimônia reservada em cumprimento dos protocolos sanitários de combate à pandemia da Covid-19.

Sua primeira gestão foi marcada por desafios – entre eles, Flávio não tem dúvidas de que o maior foi enfrentamento da Covid-19 – e, também, por uma série de avanços. Na sequência, confira como o reitor avalia esse período e quais são suas expectativas para os próximos quatro anos.

Desafios e avanços

Ao avaliar sua primeira gestão, Flávio observa que esta foi marcada por grandes desafios e muitas lutas em prol da educação profissional e tecnológica: “Podemos citar as trocas de governos federais, a falta de recursos e a pandemia da Covid-19, entre outros. Em todos eles fizemos este enfrentamento com muito diálogo e apoio da comunidade acadêmica, realizando manifestações contra os ataques e dificuldades que sofremos”, diz.

O reitor julga, contudo, que a pandemia foi o maior de todos os desafios enfrentados por sua gestão:

“De todas as dificuldades, com certeza, a mais difícil foi o enfrentamento da pandemia da Covid-19.  Desde o início foi preciso defender fortemente a opção pela vida e pela saúde de todas e todos, quando fomos uma das primeiras instituições do Estado e do País a suspender as atividades presenciais”, observa.

Apesar das dificuldades enfrentadas, Flávio afirma que houve muitos avanços e aperfeiçoamentos, tais como o lançamento de editais de apoio para diversas áreas de atuação, como ensino, pesquisa e extensão, os quais revelam a diversidade pela qual o IFSul é composto:

“Cito como exemplo a implantação do edital de projetos de ensino como forma de contribuição na permanência e êxito de nossos estudantes, bem como, o edital de inclusão digital, tão importante no processo de inclusão para que nossos estudantes em vulnerabilidade social pudessem ter melhores condições de realizar nossas Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs)”, explica o reitor.

O Diálogo

O reitor reeleito também destaca o valor dado em sua gestão ao diálogo com toda comunidade acadêmica e a disposição para acompanhar a vida institucional:

“É importante ressaltar também todos os espaços de diálogo que realizamos com a comunidade acadêmica dos câmpus e reitoria, com muitas visitas, reuniões, participações em eventos, mostras, feiras e em uma centena de formaturas”, relata o gestor.

Segundo mandato

Ao começar um novo mandato, Flávio diz que pretende trabalhar para que o IFSul continue avançando enquanto instituição de educação profissional e tecnológica:

“São muitos os desafios que temos pela frente: continuar buscando a melhoria da qualidade no ensino, pesquisa e extensão; aperfeiçoar os processos de apoio para a permanência e êxito de nossos estudantes; ampliar a assistência estudantil; buscar completar os quadros de pessoal previstos em nossos câmpus; completar e melhorar nossas infraestruturas físicas; buscar melhorias nas condições de trabalho de todas e todos servidores, entre tantos outros”, diz o dirigente.

E para os próximos quatro anos, Flávio Nunes reassume o compromisso: “o cuidado com a vida de todas e todos e o diálogo permanente continuarão a ser nossos pilares, como vem sendo até aqui”, completa.

Sobre a eleição

A eleição para a Reitoria e Direções-gerais dos câmpus aconteceu nos dias 6 e 7 de abril, definindo os dirigentes em praticamente todas as unidades. Apenas o câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG) teve disputa em segundo turno, ocorrida em 22 e 23 de abril. Em razão da pandemia e da suspensão das atividades presenciais, o processo eleitoral se deu todo de forma virtual.

A nomeação dos diretores dos câmpus destes está marcada para o dia 5 de julho, quando completam os quatro anos dos atuais mandatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Alexandre prestigia posse da nova diretoria do Rotary Club

Na noite desta terça-feira, 29, no Clube 15 de Novembro, ocorreu a cerimônia de transmissão da nova presidência do Rotary […]