Sapiranga adere ao Sistema Estadual da Cultura

Jornal Opinião

Sapiranga recebeu o certificado de adesão ao Sistema Estadual da Cultura (SEC) da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac). Entregue durante a Assembleia de Verão da Famurs, em Torres, pela secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araujo, e recebido pela secretária Municipal de Turismo, Cultura e Deporto, Roberta Rothen, e a diretora de Cultura, Giovana Canani, o certificado é resultado da elaboração do Plano Municipal de Cultura em 2021, realizado em parceria com o Sebrae e a comunidade cultural da cidade.

A secretária de Turismo, Cultura e Deporto, Roberta Rothen, destaca importância desta certificação que permite a implantação de políticas culturais permanentes, de forma planejada, pactuada e complementar entre os entes federados. “É muito importante este certificado, visto as vantagens que ele oferece, dentre elas, uma gestão cultural estruturada no Município, a assessoria da Sedac, o recebimento de repasses de recursos do Pró-Cultura RS e garantia de continuidade da política pública cultural”, explicou. 

SOBRE O SISTEMA ESTADUAL DA CULTURA

Gerido pela Sedac, o SEC integra o Sistema Nacional de Cultura e fundamenta-se nas políticas nacional e estadual de cultura, nas diretrizes estabelecidas pelos planos nacional e estadual de cultura. Dentre os princípios que regem o sistema, estão o reconhecimento, respeito, proteção, valorização e promoção da diversidade das expressões culturais presentes no território estadual; a universalização do acesso aos bens e serviços culturais; o fomento à produção, difusão e circulação de conhecimento e bens culturais; a transparência da gestão das políticas públicas para a cultura e democratização dos processos decisórios com participação popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Artistas da cidade darão cor e vida aos ovos gigantes na Páscoa das Rosas

Marcada para iniciar no próximo sábado, 2, a Páscoa das Rosas deste ano celebrará a união e a superação de […]