Sapiranga intensifica vacinação contra febre amarela

Jornal Opinião

Apesar de não haver registro de casos de febre amarela em Sapiranga, Município montou calendário para a aplicação de doses de vacinas contra a febre nas unidades de saúde. A confirmação de casos de epizootia por febre amarela (registrado em cidade de nossa região no primeiro semestre deste ano) preocupa a Secretaria Municipal de Saúde, que irá desenvolver ação para atualizar caderneta de vacinação contra a febre amarela.

Além disso, durante o mês de novembro será realizado um mutirão de vacinação contra febre amarela nas comunidades localizadas no Morro Ferrabraz. A vacinação seguirá conforme cronograma: dose inicial aos 9 meses, com reforço aos 4 anos de idade; pessoas entre 5 e 59 anos que não tenham sido vacinadas (dose única); pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e mulheres que estejam amamentando (para tomar a vacina precisa apresentar atestado médico).

A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza a importância de o esquema vacinal da febre amarela ser atualizado por todas as pessoas que residem no município. As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde conforme cronograma abaixo.

UNIDADES E CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

UBS Centenário (fone 3959-1027) – Quinta-feira, das 7h às 19h.

ESF São Paulo (fone 3959-1037) – Sexta-feira, das 7h às 18h.

ESF João Goulart (fone 3959-1019) – Terça-feira, das 7h às 18h.

UBS Amaral Ribeiro (fone 3959-1000) – Sexta-feira, das 7h às 19h.

ESF Morada São Luiz (fone 3959-1059) – Quarta-feira, das 7 às 18h.

UBS São Luiz (fone 3959-1041) – Terça-feira, das 7h às19h.

ESF B. Oeste (fone 3959-1038) – Segunda-feira, das 7h às 18h.

Posto do Centro (fone 3959-1056) – Terça-feira, das 7h às 19h.

UBS Vila Irma (fone 3959-1028) – Quarta-feira, das 7 h às 13h.

FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença prevenível com vacina. Por isso, a recomendação é de que a rede de saúde e os cidadãos estejam atentos para a atualização da carteira de vacinação. A imunização contra febre amarela está disponível em todas as salas de vacina da rede municipal. O esquema varia de acordo com a faixa etária da pessoa.

A febre amarela é uma doença febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por mosquitos). O quadro clínico inicial é caracterizado por início súbito de febre alta, dor de cabeça intensa e duradoura, falta de apetite, náuseas e dores musculares. Após esse período inicial, geralmente ocorre declínio da temperatura e diminuição dos sintomas, provocando uma sensação de melhora no paciente. Em poucas horas (no máximo, um ou dois dias) reaparece a febre, a diarreia e os vômitos têm aspecto de borra de café.

Importante destacar que o bugio não transmite a febre amarela para o homem. Assim como os humanos, os macacos também são infectados pelos mosquitos e acabam adoecendo da mesma forma. Este animal silvestre é protegido por lei. Destaca-se a importância de, na identificação de bugios mortos, informar à equipe de Vigilância Sanitária de Sapiranga o mais breve possível, através do telefone 3959-1056 (de segunda a sexta-feira).

CLASSIFICAÇÃO DA FEBRE AMARELA

Os casos de febre amarela no Brasil são classificados como silvestre ou urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo. A diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão. Na urbana, o vírus é transmitido ao homem pelo mosquito Aedes aegypti.

Na silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Louis, Zé e Jonny são atração musical da Feira dos Orgânicos desta quinta

A Feira dos Orgânicos de Sapiranga terá nesta quinta-feira, 4 de novembro, show com os músicos sapiranguenses Louis, Zé e […]