Secretaria de Saúde chama atenção para os cuidados com a saúde da mulher

Jornal Opinião

Um importante aviso da Secretaria de Saúde de Sapiranga para todas as gestantes: a avaliação odontológica durante a realização do pré-natal é fundamental. Isso porque durante a gestação ocorrem diversas alterações hormonais no corpo da mulher, deixando a boca mais suscetível ao surgimento de cáries, infecções dentárias e periodontite, condição muito perigosa à gestação, pois pode causar parto prematuro.

A realização dos procedimentos odontológicos corretos durante a gestação, incluindo avaliação com profissional, é uma forma de cuidar e proteger o bebê, já que a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê que vai nascer. Procure a enfermeira da unidade de saúde do seu bairro para agendar avaliação com o profissional.


A importância de manter rotinas de exames preventivos

É fundamental que, mesmo neste cenário de pandemia, as mulheres mantenham as rotinas de cuidados com a saúde, como a realização anual do exame pré-câncer. É através deste exame que é possível detectar alterações no colo do útero, como lesões e verrugas pré-cancerígenas.

Conforme salienta a Secretaria de Saúde de Sapiranga, quando essas alterações são identificadas precocemente, é possível realizar a remoção, evitando que o câncer se desenvolva. O exame de pré-cancer é realizado por meio de agendamento, com uma enfermeira, nas Unidades de Saúde dos bairros.

Para agendamento e mais informações sobre o pré-câncer a mulher pode conversar com a enfermeira da unidade de saúde do seu bairro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Cemeam de Sapiranga se reinventa e leva prática para dentro da sala de aula

Desde 2004 Sapiranga conta com o Centro Municipal de Estudos Ambientais, o CEMEAM, local mantido exclusivamente pelo Município e criado […]