Sulserve aponta retomada dos setores de Padaria, Gastronomia e Hotelaria

Jornal Opinião

Chegou ao fim nesta quinta-feira (12) a  Sulserve – Feira de Padaria, Gastronomia e Hotelaria. Durante os últimos três dias, a Fenac, em Novo Hamburgo/RS, foi palco da feira profissional que reuniu os três setores para apresentar tendências, promover negócios, networking e conhecimento qualificado. O evento foi criado pensando em suprir as necessidades dos setores na região Sul do Brasil, reunindo fabricantes, fornecedores e empresários das áreas. 

Para o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, a feira cumpriu o seu propósito. “Esta Sulserve marcou a retomada de um mercado que foi bastante afetado, principalmente o de Gastronomia e Hotelaria. A gente percebe isso muito claramente no resultado das visitações, pois tivemos um público bem qualificado”, destacou. Ele ainda ressaltou que a feira combina novidades do setor com conteúdo. “Para uma feira que está em sua 3ª edição, já temos um mix bastante variado para apresentar, que atende as necessidades do empreendedor destas áreas. Na parte de conteúdo, a Sulserve conseguiu atender as necessidades dos profissionais para não só melhorar os empreendimentos, mas sim transformá-los”, explicou. 

Até o final desta edição, 70% dos expositores já haviam renovado sua participação para a edição de 2023. “Percebemos uma movimentação de diversos expositores presentes renovando espaço e também de marcas que não vieram nesta edição e querem estar na Sulserve 2023”, comentou Jung. “Projetamos, no mínimo, 30% de crescimento para a Sulserve do próximo ano e temos certeza que o número de visitantes também acompanhará este crescimento”, projetou. Jung ainda finalizou afirmando que a Fenac está cumprindo um papel econômico muito importante na região Sul com a realização da Sulserve. “Nós temos a colaboração de diversas entidades para interpretar cada vez melhor esse mercado e conseguirmos fazer uma feira ainda mais própria e completa para atender o cluster”, completou. 

Sulserve 2023 – A 4ª Sulserve – Feira de Padaria, Gastronomia e Hotelaria está marcada para os dias 9, 10 e 11 de maio, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS). 

Expositores e visitantes satisfeitos

Estreando na Sulserve, a Orquídea, empresa de alimentos de Caxias do Sul, destaca a qualificação do público visitante da feira como um ponto positivo e importante para a marca. “Recebemos muitos confeiteiros, padeiros, pizzaiolos que já conhecem a nossa marca e também alguns que não conheciam, mas passaram a fazer negócio ou deixaram seu contato para isso”, comentou Vanessa Sousa, responsável pelo Marketing da empresa. “Fizemos contato com clientes de vários lugares, não só do Rio Grande do Sul, mas de Santa Catarina e Paraná e foi bem importante”, avaliou Vanessa. 

Já para a Baristo Café, de Porto Alegre/RS, a primeira participação na Sulserve foi muito satisfatória. “Nós gostamos muito da feira e a nossa participação foi muito positiva. Tínhamos um desafio de fechar negócios e parcerias e conseguimos atingir esse objetivo”, comentou Dalvo Reis, supervisor comercial da marca. “Superamos nossa meta de contatos e negócios fechados, além de estarmos com bastante expectativas para os resultados pós-feira também”, explicou Reis. 

Visitando pela primeira vez a Sulserve, a proprietária do café Fermata Del Caffè, viajou de Sobradinho até a Fenac para buscar novidades e conhecimento. Daiane Trevisan comenta que aproveitou as Arenas do Conhecimento e o Fórum Sulserve, além de fazer novos contatos comerciais. “Estamos desde terça-feira aqui. Viemos para ver as palestras e conhecer novas marcas. Foi bem inovador para nós, pois aprendemos bastante nos espaços de conhecimento”, relatou. Daiane ainda garantiu que estará presente na próxima edição. 

Palestras e workshops gratuitos

Além de novidades e tendências dos setores, a feira contou com mais de 60 horas de palestras, workshops e oficinas gratuitas para capacitação e atualização profissional. Neste ano, a Sulserve ofereceu diferentes espaços de conteúdo para o público. O Fórum Sulserve trouxe um circuito de palestras diárias com profissionais renomados dos setores. Já as três Arenas do Conhecimento, Arena IFRS, Arena Sulserve Santa Clara e Arena Delly’s/Johann, trouxeram palestras, workshops, seminários e oficinas para atualização dos profissionais. A Padaria Modelo, por sua vez, ofereceu um espaço com a estrutura de uma padaria e todos os seus processos, desde a fabricação da massa até o resultado final, com os pães saindo do forno e profissionais esclarecendo dúvidas dos visitantes. Na Unidade Móvel do Instituto SENAI também foram ofertadas oficinas gratuitas de Gastronomia. 

Copa Gaúcha de Pizzaiolos premia vencedores

A 2ª Copa Gaúcha de Pizzaiolos foi uma competição que aconteceu pela primeira vez na Sulserve, com o objetivo de estimular a produção de pizzas de alta qualidade e dar visibilidade ao talento dos pizzaiolos, profissionais ou amadores. Neste último dia de feira, ocorreu a final da copa entre os competidores classificados. A primeira colocação ficou com Eduardo Alves da Silva; o segundo lugar ficou com Leonardo Costa Garcia; enquanto a terceira colocação ficou com Michael José Santos. O organizador da Copa e proprietário da Pizzaria Canttone, Daniel da Silva, comemorou o sucesso da edição e já reforçou o desejo de realizar a 3ª edição da Copa na Sulserve 2023.

Sobre a Sulserve: a 3ª Sulserve – Feira de Padaria, Gastronomia e Hotelaria aconteceu de 10 a 12 de maio, na Fenac em Novo Hamburgo e contou com patrocínio da Sicredi Pioneira e Cooperativa Santa Clara e apoio: ABRASEL, Apis Food Solution, FBHA, Gastrotech, IFRS – Campus Porto Alegre, Microempa, SEBRAE, SEGH, Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos de Bebidas, SindGastrhô, SINDIHOTEL RS e SINDIPAN RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Emoção e orgulho marcam inauguração da nova Unidade de Internação SUS no Hospital Sapiranga

A Ala Esmeraldas Hospital Sapiranga vai operar com 60 leitos, equipados com novos e modernos equipamentos. A solenidade de inauguração […]