Vacina meningocócica C é ampliada em Sapiranga para menores de 10 anos e trabalhadores da saúde

Jornal Opinião

O Governo Federal, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ampliou a faixa vacinal da meningocócica C para menores de 10 anos e trabalhadores da saúde. A ampliação do público-alvo vai até fevereiro de 2023 e tem como objetivo proteger a população contra o tipo C da doença meningocócica, que pode evoluir para meningite e outras doenças graves causadas pelas bactérias meningocócicas.

As doses do imunizante já estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. Confira os horários de funcionamento de cada unidade: 

7h às 13h | UBS Vila Irmã

7h às 18h | ESF João Goulart, ESF Morada São Luiz, ESF Bairro Oeste e ESF Vila São Paulo

7h às 19h | UBS Amaral Ribeiro, Centenário e UBS São Luiz e UBS Centro

CRIANÇAS
O imunizante já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, tendo indicação de duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade, e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. Segundo orientação do Ministério da Saúde, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da meningocócica C. 

TRABALHADORES DA SAÚDE
Os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose. Têm direito a receber o imunizante trabalhadores que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Em Sapiranga o trabalhador tem horário diferenciado para consultar nas unidades de saúde

Facilitar o acesso do público aos serviços essenciais de saúde é uma estratégia com vistas a auxiliar o trabalhador ou […]