Vacinação dos idosos a partir de 70 anos será retomada amanhã em Campo Bom

Jornal Opinião

Com o recebimento de 1.380 novas doses da vacina contra o coronavírus na tarde desta terça-feira (23), Campo Bom irá retomar amanhã, quarta-feira, dia 24, a vacinação dos idosos acima de 70 anos. Dessa vez, a vacinação será dividida em dias diferentes da semana para cada faixa etária acima dos 70, com 400 doses disponíveis por dia. O formato será, novamente, por drive-thru no Complexo do CEI para idosos que puderem ir de carro e, para os que não tiverem essa disponibilidade, no ginásio do CEI. 

O secretário da Saúde João Paulo Berkembrock explica que será adotado o sistema de distribuição de fichas, para que ninguém fique aguardando por muito tempo na fila e acabe por não conseguir se vacinar. “Serão distribuídas 200 fichas no drive-thru e 200 no ginásio, totalizando 400 por dia. Assim que as fichas terminarem, as pessoas serão avisadas para que possam ir embora”, explica, lembrando que as fichas começam a ser distribuídas às 9h. Além disso, a equipe volante da Secretaria da Saúde recomeça, na próxima semana, a vacinação dos idosos acamados. Neste caso, a imunização é agendada e realizada na casa do paciente. 

Ressaltamos que em caso de chuva o drive-thru será cancelado e todas as vacinas serão feitas no ginásio do CEI.

Como vai funcionar

– Idosos a partir de 72 anos: vacinação na quarta-feira, dia 24, das 9h às 16h ou enquanto houver vacinas.

– Idosos a partir de 71 anos: vacinação na quinta-feira, dia 25, das 9h às 16h ou enquanto houver vacinas.

– Idosos a partir de 70 anos: vacinação na sexta-feira, dia 26, das 9h às 16h ou enquanto houver vacinas.

– Idosos acamados: vacinação será realizada por agendamento, na casa do paciente.

Documentos obrigatórios

Os idosos deverão apresentar documento com foto, CPF ou cartão SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência em Campo Bom. Caso o comprovante esteja no nome de outra pessoa, esta deverá declarar por escrito que o idoso mora no endereço informado.

Quando NÃO devo me vacinar

– Se tiver tomado qualquer vacina até 15 dias antes; 

– Se estiver fazendo tratamento imunossupressor (se for o caso, precisará de liberação médica por escrito);

– Se tiver positivado para Covid há menos de 30 dias;

– Se estiver com sintomas gripais.

Campo Bom vacinou 1.200 pessoas na manhã do último sábado

A vacinação dos idosos acima de 70 anos iniciou no último sábado (20) em Campo Bom, e as 1.200 doses disponibilizadas foram todas aplicadas ainda na parte da manhã, em pouco mais de 3 horas. Para o prefeito Luciano Orsi, isto mostrou como o Município está preparado para vacinar e dispõe de equipes o suficiente para imunizar a grande massa em poucos dias. “Aprendemos no último sábado que temos capacidade para vacinar mais de 3 mil pessoas em apenas seis horas, basta que tenhamos vacinas para isto. Por isso nosso empenho em comprar as vacinas e nossa insistência junto ao Governo Federal para que nos envie quantitativos maiores”, afirma o prefeito, destacando que o Município está continuamente avaliando os pontos positivos e negativos dos métodos de vacinação, bem como o retorno da comunidade, para aprimorar suas estratégias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Inscrições para o Programa Campo Bom Para Negócios se encerram na próxima semana

Encerra no dia 31 de março, o prazo para inscrições no Programa Campo Bom para Negócios, que visa ampliar a […]