Visitadoras do programa Primeira Infância Melhor (PIM) recebem capacitação

Jornal Opinião

Os próximos dias serão de capacitação para as novas visitadoras do Primeira Infância Melhor (PIM), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Na tarde desta terça-feira, 22, ocorreu o primeiro encontro no miniauditório da Secretaria Municipal de Educação e que contou com a presença das secretárias de Saúde, Janete Hess, de Educação, Cláudia Kichler, e de Administração Fazendária, Simone Melo, da coordenadora do PIM, Magda Denise Ramison, além dos membros do Grupo Técnico Municipal e monitores do programa.

Os visitadores são responsáveis pelo atendimento às famílias, planejando e executando os atendimentos em conformidade com a metodologia do PIM, considerando o contexto familiar, comunitário e cultural, visando apoiar as famílias no cuidado, educação e proteção das crianças. Em Sapiranga, atualmente o PIM atende a localidade da Estratégia da Saúde da Família da João Goulart e possui seis visitadoras habilitadas pelo Estado, sendo três ativas.

Nos encontros serão abordados assuntos como as políticas públicas intersetoriais vinculadas ao PIM, a importância do pré-natal, da gestação e da amamentação, bem como o planejamento e as ferramentas utilizadas para os atendimentos. A capacitação para as novas visitadoras, exigência antes delas iniciarem os atendimentos, ocorrerá dos dias 22 a 25 e de 28 a 31 de março.

SOBRE O PIM

O PIM é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, cujo objetivo é apoiar as famílias a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde gestação até os seis anos de idade. Atua ainda na promoção de ações de comunicação e defesa pela atenção à primeira infância, sensibilizando a sociedade e o poder público para a importância do investimento nos primeiros anos de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Alunos de Sapiranga desenvolvem aplicativo para celular que aborda a ansiedade

Sapiranga está sendo representada na 20ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), que ocorre neste ano em formato online. […]