Abastecimento de água está em normalização em Campo Bom, Sapiranga, Estância Velha e Portão

Jornal Opinião

O sistema integrado de Campo Bom, Sapiranga, Portão e Estância Velha está em recuperação desde segunda (23). A maioria dos bairros já estão abastecidos. Ainda pode ocorrer falta de água nas zonas mais altas. A normalização total está prevista para a noite de hoje (25).

Devido ao nível crítico do rio dos Sinos, abaixo de 1,20m, a Corsan está enfrentando problemas operacionais que comprometem a vazão de água bruta, a qual, após o tratamento, é distribuída para Campo Bom, Sapiranga, Estância Velha e Portão. No último domingo (22), a Companhia substituiu uma bomba e ontem instalou uma nova bomba na captação, a fim de melhorar as condições operacionais de abastecimento desses municípios. Entretanto, é importante observar que a estiagem que assola o Estado vem comprometendo a regularidade dos serviços da Corsan.

O nível normal no ponto de captação é em média de 2 metros e, atualmente, está com nível próximo a 1 metro , o que torna precária a captação, reduzindo o volume de água no sistema. As equipes mobilizaram-se, com técnicos e engenheiros visando mitigar os problemas de abastecimento.

 

Em paralelo a essas ações emergenciais, a Corsan está concluindo uma obra que contempla um novo sistema de captação e bombeamento, bem como duplica a produção da Estação de Tratamento de Campo Bom, que abastece os quatro municípios citados. A produção saltará de 500 para 1.000 litros por segundo, gerando uma solução efetiva para o abastecimento da região. A obra está em fase de conclusão e deve entrar em operação em até 90 dias.

Próximo Post

O que fazer com as crianças na quarentena?

As atividades externas, sempre incentivadas pelo bem que proporcionam às crianças, estão temporariamente suspensas. Porém isso não deve ser sinônimo […]