CDL Sapiranga integra plano de contingência no combate a COVID-19

Jornal Opinião

Objetivo é propor condições para que lojas da região sejam reabertas evitando um agravamento da crise financeira do setor

O documento entregue de forma oficial para o Governo do Estado pede que seja autorizada abertura do comércio na Região 7, seguindo na íntegra um plano de contingência, com total comprometimento das entidades que representam (CDLs) com a preservação da vida e cuidados com a saúde de colaboradores e demais envolvidos.

O segmento lojista considera a medida importante uma vez que houve um comprometimento dos empresários com a saúde bem como a proteção dos clientes e colaboradores durante o período que as lojas ficaram abertas. Além disso, há um temor de aumento da inadimplência, e iminente crescimento de demissões no setor caso os estabelecimentos permanecem sem operar.

Entre as diversas medidas sugeridas estão a limpeza minuciosa de todos os equipamentos, componentes, peças e utensílios em geral, dispor de todos os insumos, como álcool 70% (setenta por cento), luvas e demais equipamentos recomendados para a manutenção de higiene pessoal dos funcionários e demais participantes da atividade, assegurando um ambiente adequado para assepsia. Adotar sistemas de escalas, de revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores, tais como: (I) horários diferenciados de entrada, intervalos e saídas; (II) organizar a entrega de produtos ou intervalos de descanso dos funcionários, nas próprias empresas, a fim de evitar aglomerações nas áreas de convivência externa. Além disso, propõe limitar em pelo menos, 50% (cinquenta por cento), a área de circulação interna, entre outras medidas.

Além da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga, assinaram o documento presidentes das CDLs de Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, São Leopoldo e Sapiranga. O documento foi entregue ao Governo do Estado na quinta-feira (02/07).

Próximo Post

Saúde de Sapiranga realiza mais de 41 mil atendimentos em maio

Neste momento de pandemia, são várias as dificuldades enfrentadas pelos municípios e a população em geral. A Administração Municipal segue […]