Caso de raiva bovina é registrado em Campo Bom

Jornal Opinião

Um alerta para os produtores rurais de Campo Bom! Foi registrado um caso de raiva bovina no município. A notificação ocorreu em propriedade rural do bairro Mônaco, na última sexta-feira (16). A doença é transmitida aos bovinos por morcegos hematófagos — que se alimentam de sangue —, contagiosa entre os bois e fatal para os animais.

A paralisia é o sintoma mais comum da raiva bovina, havendo também alguns registros de fúria, quando o boi ataca outros animais ou até mesmo pessoas. Em caso de suspeita da doença, a orientação é que o produtor notifique a Inspetoria Regional de Defesa Agropecuária o mais breve possível, a fim de evitar maiores prejuízos. Episódios de bovinos atacados por morcegos hematófagos também devem ser informados, bem como abrigos deste tipo de morcego. O telefone da Inspetoria é o (51) 3563-3482.

Outra importante ação de prevenção é vacinar os animais regularmente contra a raiva. A não-vacinação ou a ausência de notificação de um caso de raiva bovina pode colocar em risco a saúde de todos os rebanhos da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Feira de Orgânicos é especial nesta quinta-feira

A estação mais fria do ano chegou oficialmente por volta do meio-dia de ontem, 21 de junho. A data é […]