Cemeam realiza curso de apicultura no próximo mês

Jornal Opinião

Ao longo do ano, o Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) tem um cronograma de cursos gratuitos sobre áreas diversas. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Sindicato Rural de Taquara junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e já atendeu centenas de alunos. Em junho acontece o curso de Manejo Básico em Apicultura onde os alunos aprendem o processo correto de produção de mel e conservação das abelhas.

“Nas aulas práticas, que normalmente ocorrem a partir do segundo dia do curso, mostramos as diferenças das castas, o desenvolvimento larval, como reconhecer e diferenciar as células de cria, mel e pólen, alimentamos e preparamos os enxames para o inverno”, conta a instrutora do Senar, Maristela Krügel. A apicultura é a criação de abelhas com o objetivo de produzir mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha. As técnicas também são importantes para a reprodução deste inseto fundamental para o ecossistema por causa da polinização. Para os próximos ciclos de capacitações o Cemeam planeja incluir a Meliponicultura, que é a criação das abelhas sem ferrão.

Nesta semana, 15 alunos estiveram no espaço para aprender mais sobre fruticultura e tecnologia da poda. O instrutor técnico do Senar, Ivo Simonetti, realizou atividades teóricas sobre ferramentas de poda e técnicas e também a prática em campo, explorando com os alunos o pomar do Centro Ambiental. Veja na galeria de imagens o registro de um dos dias do curso.

As inscrições para os cursos do Cemeam podem ser feitas pelo telefone (51) 3959-1007 e para participar é necessário ter, no mínimo, 18 anos. As atividades são gratuitas, mas as vagas são limitadas. O próximo curso, por exemplo, de Produção de Derivados do Leite já está com a turma completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Confira os serviços municipais do feriado desta quinta-feira, 18

A Prefeitura de Sapiranga, de acordo com a Lei Municipal N° 5983/2016, informa sobre o funcionamento dos serviços municipais na […]