Confira dicas do Procon para não cair em golpes de compras neste Dia das Mães

Jornal Opinião

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas de maior movimentação no comércio local. Por isso, é importante ficar sempre atento, mesmo que as compras sejam feitas online. 

Ao comprar presentes, a primeira dica é pesquisar bastante, já que os preços costumam variar e aumentar nesta época do ano. Verifique sempre a credibilidade da empresa, buscando informações sobre o site e se a loja informa seu CNPJ e seus canais de contato, como endereço, telefone ou e-mail. Além disto, salve os locais que detalham a oferta do produto como preço e prazo de entrega. Esses registros são importantes para possíveis reclamações posteriores.

Nas compras online, o consumidor deve verificar se o site é seguro e verificar todas as especificações do produto, caso não seja aquilo que o consumidor esperava, o mesmo tem sete dias para devolver sem nenhum custo, conforme descrito no artigo 49 do CDC.

Nas compras presenciais em lojas físicas, o consumidor deve prestar atenção nas compras, verificar se está tudo certo com o produto, pesquisar os preços e qualidades, pois na compra física só é possível trocar o produto se tiver defeito. Se comprou um produto com defeito, o consumidor tem direito ao reparo, porém, caso não seja feito o reparo em 30 dias, o consumidor pode pedir um produto novo ou o reembolso.

A coordenadora do Procon de Sapiranga, Lúcia dos Santos, deixa um alerta aos consumidores. “O Procon alerta ao consumidor guardar a nota fiscal, pois qualquer problema com produto o consumidor irá precisar desse documento”, comenta. 

Serviço

Se mesmo com estes cuidados o consumidor se sentir prejudicado, o Procon de Sapiranga pode ser acionado, buscando garantir os direitos descritos no Código de Defesa do Consumidor.

O Procon Sapiranga fica localizado no interior da Câmara de Vereadores (Avenida João Corrêa, 808), com atendimento das 12h30 às 18h30, ou online, através do e-mail procon@sapiranga.rs.gov.br

#SapirangaPremia

A Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria de Administração Fazendária, realiza sorteios mensais aos consumidores que estiverem cadastrados no programa Nota Fiscal Gaúcha (nfg.sefaz.rs.gov.br) e solicitarem a inclusão do CPF na nota fiscal em suas compras. Para participar, ao efetuar uma compra é necessário solicitar a inserção do CPF no cupom fiscal ao estabelecimento comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Fumacê será aplicado nesta sexta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde informa que fará a aplicação de inseticida (fumacê) nas ruas Lauro Rodrigues e Primeiro de […]