Instalação de semáforos vai melhorar o trânsito entre Avenida João Corrêa e Rua Major Bento Alves

Jornal Opinião

Visando dar maior mobilidade no trânsito e garantir mais segurança para motoristas e pedestres, a Prefeitura de Sapiranga iniciou na manhã de terça-feira, 18 de janeiro, a instalação de semáforos no cruzamento da Avenida João Corrêa com a Rua Major Bento Alves, no Centro da cidade.

O trabalho será feito pela Secretaria de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade através da contratação de empresa privada. O recurso para instalação dos semáforos para pedestres e veículos que visam proporcionar mais fluidez e segurança ao tráfego, será através do Fundo de Urbanismo.

De acordo com o secretário Carlos Maurício Regla, foi realizado estudo técnico no trânsito, que apontou a necessidade da instalação dos semáforos para melhorar a trafegabilidade no local, que apresenta risco de acidentes devido ao grande fluxo de veículos. “Estamos resolvendo essa situação da melhor maneira possível. Pedimos um pouco de paciência e compreensão da comunidade, porque é uma situação nova  que exige adaptação.”

O que muda

A partir da próxima semana motoristas e pedestres devem ficar atentos às mudanças que ocorrerão no trânsito no cruzamento da Avenida João Corrêa com a Rua Major Bento Alves, no Centro da Cidade. Será um cruzamento com três tempos veiculares e um para pedestres, acionado por botoeira, que funcionarão da seguinte maneira: primeiro tempo para a Avenida João Corrêa (sentido Centro-bairro) podendo converter à direita ou seguir em frente; segundo tempo para Avenida João Corrêa (sentido  rótula Paquetá-Centro), sendo duas faixas: uma para condutores que seguem em frente pela faixa do lado direito e outra para conversão à esquerda em direção à Rua Major Bento Alves, que aguardarão na faixa central; e o terceiro tempo para veículos provenientes da Rua Major Bento Alves, que poderão dobrar à direita ou à esquerda. Além disso, quando a botoeira for acionada por pedestres haverá um quarto tempo, fechando todos os sentidos veiculares e abrindo para a travessia das pessoas.  

“A implementação dos semáforos nesse cruzamento deve-se ao fato de que nos horários de pico registra-se maior conflito no trânsito e fluxo de veículos, sendo que a travessia tem gerado o acúmulo de carros. Além de que, segundo os agentes de trânsito do Município, é um dos pontos críticos da cidade”, coloca o arquiteto Ricardo Schiavon, que presta serviço na engenharia de tráfego da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade. 

Botoeira para pedestres

A Botoeira para pedestres é um dispositivo implantado junto ao poste que quando acionado fecha os tempos veiculares e permite uma travessia segura dos pedestres sem, no entanto, fechar o cruzamento de forma desnecessária quando não houver caminhantes para fazer a travessia, dando agilidade e maior fluidez na intercepção.

Controlador Semafórico

Os modernos semáforos (instalados no cruzamento entre Avenida João Corrêa e Rua Major Bento Alves) permitem a programação dos tempos de acordo com os horários do dia. Essas programações ocorrem de forma variada a fim de melhorar a fluidez no trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Agentes de Endemias da Secretaria de Saúde fazem vistorias e orientam sobre a dengue

A Prefeitura de Sapiranga, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última segunda-feira, 17, o Levantamento de Índice […]