SAPIRANGA 66 ANOS – Os Primeiros Candidatos a Prefeito de Sapiranga e a eleição

Jornal Opinião

Nas primeiras eleições de Sapiranga havia, pelo menos, cinco diretórios políticos: Partido Social Democrático, Partido Libertador, Partido de Representação Popular, Partido Trabalhista Brasileiro Dissidente e União Democrática Nacional.

Eram candidatos:

Helmuth Alfredo Graebin – Candidato a Prefeito pelo Partido Trabalhista
Waldemar Carlos Jaeger – Candidato a Vice-prefeito pelos Partidos Coligados
Edwin Kuwer – Candidato a Prefeito pelos Partidos Coligados

“Salve… Sapiranga!” – Jornal Ferrabraz de Fevereiro de 1955

Posse de Edwin Kuwer em 28 de fevereiro de 1955

Leia trecho do discurso de posse do primeiro prefeito de Sapiranga, Edwin Kuwer, publicado na edição 65 do jornal O Ferrabraz, de fevereiro de 1955.

… Ao prestar o compromisso legal de Prefeito o faço com a maior satisfação e invulgar respeito a essa Câmara (de Vereadores), que será a guardiã segura dos interesses do povo de Sapiranga.
Quiseram os meus amigos, e a maioria do eleitorado, que fosse eu o prefeito.
Portanto, aqui estou, não como uma autoridade, mas, como sempre estive em todos os momentos, na boa a na má hora, ao lado de todos aqueles que a mim se chegaram e pediram a minha cooperação para todas as obras de interesse coletivo.
Não me tendes no posto para o qual elegeste como simples ‘manequim’ que deseja satisfazer as suas vaidades, mas, me encontrareis sempre e a qualquer momento, de alma aberta para sentir convosco todas as necessidades e anseios.
(…) Em mim encontrarão sempre o mesmo amigo fiel e dedicado para a realização das suas grandes conquistas. (…) Se o povo de nossa querida terra me confiou o mandato de dirigir os seus destinos, como seu Prefeito, poderá estar tranquilo de que jamais trairei a sua confiança.
Não admitirei que se crie o chamado FILHOTISMO político, porque, o que precisamos é de gente que queira trabalhar e produzir, e somente assim teremos o nosso município, a nossa querida Sapiranga, à altura da consideração dos nossos pares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

SAPIRANGA 66 ANOS - Posse da primeira Câmara de Vereadores de Sapiranga

A primeira Câmara de Vereadores foi empossada no dia 26 de fevereiro de 1955, em cerimônia realizada no salão do […]