SAPIRANGA 67 ANOS: A Colonização Alemã – Como tudo começou

Jornal Opinião

No período de 1824 a 1826, os primeiros alemães estabeleceram-se no Rio Grande do Sul. Estes imigrantes germânicos desembarcaram em São Leopoldo no dia 25 de julho de 1824, iniciando a história dos municípios que formam a região conhecida como Vale dos Sinos. Esses imigrantes receberam lotes de terras, onde deram início à sua habitação. Segundo a historiadora e professora Dóris Fernandes Magalhães, a Fazenda Padre Eterno, após discussões jurídicas, foi levada à leilão pela Justiça e arrematada em praça pública por João Pedro Schmidt, comerciante do Hamburgerberg, em julho de 1842. Essa venda marca o início, de fato, da colonização alemã nas terras que hoje formam o município de Sapiranga. O comerciante cria a sociedade com seu vizinho João Kraemer, e, através da Sociedade Schmidt & Kraemer, são loteadas as áreas da Fazenda Padre Eterno para colonos, que se organizam em pequenas propriedades policultoras, usando mão-de-obra familiar. Os primeiros colonos a comprarem terras (chamadas de prazos coloniais) foram João Hofmeister e Henrique Pedro Müller, em 1845, em lotes vendidos próximos da encosta do Morro Ferrabraz.

Os colonos vindos do Hunsrück instalados vão se dedicar à atividade agrícola de subsistência, bem como ao artesanato, ferraria, marcenaria, carpintaria, selaria e tamancaria, trabalhos que haviam trazido da Europa e graças a qual puderam suprir suas necessidades nas novas colônias. Nos primeiros anos era comum encontrar os colonos dedicando-se, simultaneamente, a alguma atividade artesanal e outra agrícola. Aos poucos, o artesanato se amplia para pequenas manufaturas onde, como na lavoura, a mão-de-obra básica era a familiar. Mas o advento da manufatura não iria eliminar o artesanato, de modo que, por muito tempo, ambas as atividades iriam coexistir.

Em 1850, começou o povoamento efetivo do solo sapiranguense, com o estabelecimento dos primeiros colonos. Em 1º de julho desse ano havia em Sapiranga e seus arredores 398 habitantes, a maioria deles (265), evangélicos. Assim, em 9 de fevereiro de 1851, o pastor Doutor Roch inaugura a primeira igreja, sendo que até então os cultos eram celebrados em residências particulares – em 1880 seria construída a casa paroquial e também a Escola Duque de Caxias. Em 1890 é adquirido o primeiro sino para a igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

SAPIRANGA 67 ANOS: A ferrovia e o nome da cidade

A partir de 1890, Sapiranga deixa de ser parte do 4.º Distrito de São Leopoldo para ser vila e sede […]