Símbolos da cultura gaúcha, CTGs de Sapiranga marcam presença no Acampamento Farroupilha

Jornal Opinião

Quem passa pelo Acampamento de Farroupilha de Sapiranga nota a forte presença dos Centros de Tradições Gaúchas, popularmente conhecidos por CTGs. Neste ano, são quatro os que estão instalados no Parque Municipal do Imigrante: Pedro Serrano, Sentinela do Pago, Desgarrados da Querência e Estância do Ferrabraz. Os destaques da participação dos CTGs ficam pelas apresentações das invernadas, oficinas sobre as tradições gaúchas e a culinária típica do estado servida durante as festividades.

“A presença do CTG no acampamento é de muita valia para mostrarmos o quanto o tradicionalismo tem importância em pilares da sociedade como educação, família, escola, segurança e saúde”, comentou o patrão do CTG Desgarrados da Querência, Marcos Schroeder. O CTG servirá jantares todos os dias e almoços aos finais de semana com preços atrativos no Acampamento Farroupilha. 

Já o CTG Sentinela do Pago destaca a importância da volta das comemorações farroupilhas. “Depois de dois anos de pandemia é muito gratificante poder rever os amigos, compartilhar o nosso chimarrão e cultivar a cultura gaúcha, a qual tanto amamos e defendemos”, comentou a patroa Celi da Luz. O CTG oferecerá jantares durante a semana, e no domingo, 18, servirá o seu famoso costelão.

O patrão do CTG Pedro Serrano, Jadir Goulart, enfatiza as tradições e valores da cultura gaúcha que passam de geração em geração. “É dentro dos centros de tradições gaúchas que se trabalha a nossa cultura como um todo, seja na área artística, cultural, campeira ou no esporte. É também o espaço em que desenvolvemos os princípios de valores à família, pois o nosso ambiente contempla todas as faixas etárias.”

Há também o CTG Estância do Ferrabraz, que está participando pela primeira vez do evento. “Em nosso primeiro ano de Acampamento Farroupilha, estamos tentando simplificar os processos, visando entregar o simples, com muita qualidade. Ainda temos muito o que aprender com os CTGs mais antigos, mas com calma vamos nos consolidar assim como eles”, destacou o patrão Tiago Leal. No dia 16/09, o CTG ainda promoverá oficinas de encilha, vaca parada e chimarrão, voltadas ao público infantil. No mesmo dia, às 19h30, promoverá também o Torneio Farroupilha de Vaca Parada, sendo que a inscrição será 1 litro de leite.

Cada CTG tem seu contato para informações. No CTG Pedro Serrano o contato é com Jadir pelo telefone (51) 99457-2818; no CTG Sentinela do Pago o contato é com Celi pelo telefone (51) 99926-3748; no CTG Desgarrados da Querência o contato é através das redes sociais; e no CTG Estância do Ferrabraz o contato é o telefone (51) 98038-1160 com Marcos.

CARDÁPIO DOS CTGs
Os pratos servidos nos almoços e jantas variam conforme o cardápio do dia que pode ser consultado através dos telefones de contato.
 
CTG PEDRO SERRANO
Comida campeira todas as noites, bolinho de batata, açaí, sorvete, tortas, doces, pastéis e lanches. Nos sábados, domingos e feriados almoço com churrasco e variados tipos de saladas.
 
CTG SENTINELA DO PAGO
O CTG servirá jantas durante a semana e costelão no próximo domingo, dia 18.

CTG DESGARRADOS DA QUERÊNCIA
Jantar todos os dias e almoço nos finais de semana, com cardápio de comidas variadas.

CTG ESTÂNCIA DO FERRABRAZ
Pastéis, enroladinho, entrevero, choripán, batata-frita, doces, refrigerantes, cervejas e chopp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Torneio Sub-18 e Sub-16 de Basquete acontece neste domingo, no Parcão

Neste domingo, 18, ocorrerá o Torneio de Basquete de Sub-18 e Sub-16, organizado pelo grupo Basket dos Guri, a partir […]