Controle da Cigarrinha foi debatido em encontro técnico em Nova Hartz

Jornal Opinião

Na noite de terça-feira (22/06) foi promovido um encontro técnico na Sociedade de Canto Irmãos Unidos de Canudos, em Nova Hartz, para tratar com os agricultores sobre o controle da cigarrinha e a escolha de milhos híbridos tolerantes. O encontro foi promovido pela Emater/RS-Ascar – vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) – e o Departamento Municipal de Agricultura da Prefeitura, em conjunto com as empresas Biomatrix e Tecnovale. 

A palestra foi ministrada por Murilo Durli, coordenador de desenvolvimento de produtos da Biomatrix, que abordou as questões técnicas do controle da cigarrinha no milho e os desafios práticos a campo, demostrando a tolerâncias dos materiais da empresa que ele representa. 

O coordenador regional de vendas da Tecnovale e agrônomo Dioni Dal Canton, juntamente com o assistente comercial, Leonardo Carrijo, comentaram os benefícios dos milhos híbridos para a produção de silagem de alta qualidade. 

O evento envolveu a participação de agricultores locais, autoridades e agentes financeiros, pois o controle da cigarrinha é um tema de muito interesse, já que a praga vem atingindo as lavouras de milho no Rio Grande do Sul e Brasil. 

Durante o encontro também foi tratado sobre as cultivares que estão no Programa Troca-Troca e quais as estratégias técnicas para o controle da praga. 

O diretor do Departamento Municipal da Agricultura, Emerson Brunner, salientou a importância do trabalho em conjunto com Emater/RS-Ascar e que nesta safra serão disponibilizadas 116 sacas de milho, número maior do que no ano anterior, em que foram apenas 26 sacas, o que demostra o empenho da Instituição e do poder público em buscarem mais benefícios em prol dos agricultores do município. 

O extensionista da Emater/RS-Ascar de Nova Hartz, Élder Leitzke, destaca que a chave é o trabalho em parceria e “o evento mostrou que é fundamental a esta união entre as entidades para levar conhecimento aos agricultores e ainda dar andamento à outras ações, alcançando bons resultados para a agricultura de Nova Hartz”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

BM de Parobé apreende veículo com drogas

Na manhã desta sexta-feira (25/06), policiais militares do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), apreenderam veículo com entorpecentes. A […]