33ª Oktoberfest de Igrejinha chega ao fim e celebra a vida e a alegria em edição da retomada

Jornal Opinião

A saudade de dois anos sem festa chegou finalmente ao fim com a realização da 33ª Oktoberfest de Igrejinha. Nos últimos 10 dias, a comunidade foi convidada a viver e relembrar dos dias mais alegres do ano, com a retomada da maior festa comunitária do Brasil, que encerrou neste domingo (23). Uma edição que foi marcada também pela retomada da alegria, dos reencontros, brindes e abraços, levando milhares de visitantes ao Parque de Eventos Almiro Grings, para reviver as tradições germânicas e celebrar a vida.

Felicidade e honra em representar os mais de 3 mil voluntários que fazem a festa acontecer foram os sentimentos que Tiago Petry, presidente da AMIFEST (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha), usou para definir o sucesso desta edição. “Realizamos uma grande festa e somos honrados em ter representado estes mais de 3 mil voluntários que fazem o evento acontecer. Nossa sensação é de dever cumprido!”, comemorou emocionado o presidente, relembrando os desafios que a pandemia trouxe. “O mais difícil e desafiador era não deixar a festa cair no esquecimento. Ela precisava voltar grande na sua magnitude. E foi o que aconteceu: uma festa linda e cheia, que coloca Igrejinha no cenário das maiores festas do Brasil”, complementou, destacando que em dezembro ocorrerá a Festa da Colheita, quando serão revertidos os recursos obtidos na Oktober para a comunidade.

O prefeito municipal de Igrejinha, Leandro Horlle, aproveitou para destacar a importância da festa para o município. “Essa foi uma festa muito sonhada e aguardada e, após dois anos de espera, aconteceu maravilhosamente. Tivemos visitantes de várias cidades do Brasil e isso mostra o potencial e o crescimento que a Oktoberfest está tomando a cada ano”, destacou.

Ao se pronunciar representando a corte desta edição, a Rainha Raíssa Mirella Schäfer destacou a alegria em fazer parte da Oktober de Igrejinha e a saudade que já sentem pelo fim desta edição. “Sonhávamos em ser soberanas dessa festa desde sempre. Foi um orgulho imenso levar adiante o brilho e a magia do nosso voluntariado. Com certeza, essa é uma das passagens mais lindas da nossa história de vida!”, relatou emocionada Raíssa, que divulgou a festa por todos os cantos do estado, ao lado das Princesas Thaís Chaiane Volz Wiebling e Lara Luísa Kunst, além da Seniorin Maria Marlene Kunst, do Bubchen Pedro Henrique Fontana e da Mädchen Liviah Sofia Roth.

Próxima edição: a 34ª Oktoberfest de Igrejinha já está confirmada e acontecerá de 20 a 29 de outubro de 2023, no Parque de Eventos Almiro Grings.

Famílias Kunst e Wallauer comandarão a 34ª Oktoberfest de Igrejinha

Ainda à tarde, o público pôde acompanhar um momento especial, quando conheceu os casais de presidente e vice-presidente da 34ª Oktoberfest de Igrejinha. Egon e Fernanda Wallauer foram nomeados vice-presidentes por Marcelo e Ana Paula Kunst, que assumirão a presidência após a Festa da Colheita. Juntos, eles têm a missão de planejar e organizar a Oktober do próximo ano.

Voluntário desde a primeira edição da festa, Egon trabalha como representante comercial, além de ser Diretor de Abastecimento da AMIFEST. Já Fernanda trabalha como atendente comercial e conheceu a festa e o voluntariado através do companheiro. Egon tem sua história muito vinculada à festa. “Eu comecei a ser voluntário na primeira Oktoberfest e somente em poucos anos eu não pude participar por questões de trabalho. Passei por quase todos os setores: bilheteria, chope, alimentação”, lembrou.

Em seu discurso após ser anunciado como presidente da próxima edição, Marcelo agradeceu voluntários, diretoria e público e falou sobre a expectativa para a 34ª Oktoberfest, que será sob sua gestão. “É com alegria no coração que assumimos essa missão. Nesses últimos três anos não faltou trabalho e dedicação do casal Tiago e Cheila e de todos vocês, voluntários, que fazem a festa acontecer e tornaram Igrejinha a Capital Estadual do Voluntariado”, destacou.

Dupla Zé Neto & Cristiano fechou a programação musical da festa

O encerramento da festa ficou por conta da dupla Zé Neto & Cristiano, que subiu ao palco e emocionou a todos com os seus grandes sucessos. A dupla, que é um dos fenômenos atuais da música sertaneja, surgiu em 2011 mas consolidou seu sucesso em 2016, com a música “Seu Polícia”, uma das canções reproduzidas no show. Zé Neto & Cristiano, que tinham já participado da festa em 2017, embalaram o público ao som dos grandes hits da dupla, como “Você beberia ou não beberia”, “Melhor ser uma saudade”, “Ela e ela” e “Vamo Tomar Uma”. Os cantores ainda trouxeram seu último lançamento, a música “Alimentando vontade” e animaram o público que cantou junto.

Além disso, ao longo do dia, as atividades culturais que são marca registrada da festa também ganharam espaço através da ação “Igrejinha Vivendo a Cultura 2022”. A 2ª edição Jogos Germânicos Escolares reuniu as modalidades Serra de duas Pontas, Carrinho de Mão, Knips, Cabo de Guerra e Schnorrer, buscando valorizar os antepassados junto à comunidade escolar de forma lúdica e divertida. O dia ainda reuniu apresentações artísticas, culturais e folclóricas de diferentes grupos, sem esquecer da tradicionais bandinhas típicas e bandas de baile, que alegraram o público em todos os dias de evento.

Entre os visitantes deste último dia estavam as amigas Mireli Vargas, Cristina Lasch e Mara Maciel, de Passo de Torres, que visitaram a Oktober de Igrejinha pela primeira vez e ficaram encantadas com a festa. “Chegamos meio-dia e viemos para curtir e aproveitar o dia. Já provamos as comidas e o chope e vamos aguardar o show da noite. Achamos a festa muito bem organizada”, afirmaram elas, que já fazem planos para retornar em 2023.

Feita pela comunidade e para a comunidade: uma festa construída a várias mãos

Um dos legados mais bonitos da Oktoberfest de Igrejinha e que transpassa as gerações ao longo dos anos é o voluntariado. Reconhecida como a maior festa comunitária do Brasil, são mais de 3 mil voluntários que trabalham juntos durante todo o ano para fazer a Oktober acontecer, o equivalente a cerca de 10% da população de Igrejinha. Além de suas profissões, são pessoas que dedicam parte do seu tempo em benefício dos outros, fazendo jus ao lema deste ano da festa, que é: “fazer o bem faz bem e juntos a alegria vai além”. Isso porque, além de ser construída através do voluntariado, a AMIFEST distribui os recursos arrecadados durante a festa, contribuindo com mais saúde, educação e segurança na região. Ao longo de todas as edições, já foi repassado mais de R$ 15 milhões em prol da comunidade, beneficiando entidades, instituições, escolas, hospitais, Brigada Militar e Bombeiros. “Com isso, Igrejinha se torna um exemplo para todo o Brasil em termos de união, solidariedade e voluntariado”, apontou Petry.

Sobre a 33ª Oktoberfest de Igrejinha – A festa aconteceu de 14 a 23 de outubro de 2022, no Parque de Eventos Almiro Grings. O evento foi promovido pela Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) e contou com patrocínio da AMSTEL, Piccadilly, Usaflex, Bebecê, Beira Rio, Sulgás, Cipatex, ProSolar, Ambiente Verde, Saft, Sicoob, Construarte e Benoit. Além disso, a Oktober de Igrejinha teve apoio de Prefeitura Municipal de Igrejinha, Tca Corp, Ticket Mais e Unimed. Mais informações através do site oficial www.oktoberfest.org.br e das redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Prefeitura de Sapiranga aplica adulticida para controle de Aedes aegypti

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a aplicação de Fluodora, que é um adulticida recomendado para controlar […]