Aulas da rede municipal de Campo Bom iniciaram na quarta-feira, 17

Jornal Opinião

O formato de ensino este ano será híbrido, combinando aulas presenciais e remotas

Os alunos da rede municipal de ensino voltaram a frequentar as salas de aula na quarta-feira, dia 17, após quase um ano em que elas permaneceram vazias. A data foi marcada por reencontros entre alunos e professores, rigorosos protocolos de saúde e grandes expectativas para o ano letivo de 2021. A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, disse que foi um dia marcante para a Educação de Campo Bom, em que as escolas voltaram à vida com a presença dos alunos. “A escola voltou a ser escola; o professor retornou às salas de aula com a presença dos estudantes e está ainda mais fortalecido. Nada pode substituir o poder da sala de aula ou do professor”, apontou a secretária, pedido para que os profissionais da escola acolham as crianças nesse retorno e cuidem de sua saúde e da dos alunos. 

As medidas de segurança para evitar a disseminação do coronavírus já viraram rotina, mas nem por isso deixaram de ser essenciais. Uso de máscara, medição de temperatura, utilização de álcool gel e passagem por tapetes sanitizantes agora são obrigatórios para garantir a segurança de alunos e profissionais ao entrarem na escola. Ainda prezando pela saúde de todos, este ano o ensino será híbrido, combinando aulas presenciais e remotas, com cada aluno frequentando a escola apenas um turno e cada sala de aula recebendo até 50% de sua capacidade máxima de ocupação.

Ansiedade do primeiro dia

Junto à alegria pela volta às aulas, veio a ansiedade por uma realidade que será diferente do que era antes. É o que disse Manuela Radharani Matias, de 10 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Princesa Isabel. Ela explica que, com a pandemia, desacostumou com a aula presencial, mas que estava ansiosa para voltar. “Está bem diferente, porque agora vou ter aula só de tarde, mas está legal. Eu estava com saudade dos colegas e professores”, contou. 

O prefeito Luciano Orsi, que esteve em duas escolas no início da tarde dessa quarta-feira, disse que foi emocionante ver as crianças de volta à escola. “Elas claramente estão realizadas de reencontrarem os colegas e poderem brincar novamente, com toda a segurança para protegerem a si e a seus familiares. Me sinto orgulhoso do esforço que a Administração, por meio da Secretaria de Educação, fez para que tudo ocorresse da forma mais correta possível, priorizando a educação de qualidade e a segurança de todos”, afirmou o prefeito, reforçando que a Prefeitura continuará se reinventado sempre que for necessário para que nenhuma criança fique desassistida.

Próximo Post

Existe uma depressão ligada à pandemia: estudo examinou efeito dela

Um recente estudo realizado nos Estados Unidos descobriu que existe uma depressão diretamente ligada à pandemia e apontou as principais causas e […]