Começa obra de macrodrenagem do arroio Mauá

Jornal Opinião

Mais uma importante obra de infraestrutura iniciou nesta semana em Sapiranga, as obras para macrodrenagem do arroio Mauá já são uma realidade. Serão implantados mais de 400 metros de galerias para escoamento do fluxo de água de um trecho do arroio, atravessando as avenidas 20 de Setembro e João Corrêa. A medida serve para amenizar os alagamentos que acontecem historicamente naquele trecho, quando o volume de chuva é intenso. O investimento na obra é superior a R$ 5 milhões e faz parte dos pacotes de infraestrutura que a Prefeitura vem realizando desde 2023.

A obra é de alta complexidade, pois implica da escavação de parte da via para a instalação das galerias que serão duplas, somando mais de 4 metros de largura. A primeira fase é da remoção de parte da vegetação no trecho entre as avenidas – etapa que obedece aos critérios da fiscalização ambiental -, em um segundo momento começa a escavação, contenção e execução de uma base, para daí sim serem colocadas as galerias. Na sequência é feita a recomposição na parte superior e depois a repavimentação. Todas as etapas estão previstas no projeto e serão realizadas conforme condições climáticas e dos critérios técnicos. “É importante que o solo esteja estável e respeitar cada fase do projeto, assim teremos a efetividade que a obra busca” comenta o secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Maurício Regla.

O trecho que recebe a obra de macrodrenagem registra uma sequência histórica de alagamentos, episódios que se intensificaram por causa dos recordes em volume de chuvas registrados no ano passado. O arroio Mauá, neste ponto, recebe o fluxo intenso de outros dois cursos d’água, o arroio Teutônio Vilela e o Vasco da Gama que se encontram perto da rua 25 de Julho e seguem um fluxo único até a Av. Mauá. Essas águas que descem na direção sul com muita força acabam suprimindo a corrente do Mauá, causando alagamento. Com a macrodrenagem e fileira dupla de galerias, o arroio Mauá vai escoar o seu volume de água até o ponto em que se torna arroio Sapiranga e segue o curso na direção sul.

Outra melhoria importante que essa obra traz é a duplicação do trecho da Avenida Mauá entre as avenidas 20 de Setembro e João Corrêa, que é uma reivindicação antiga da população e vai melhorar o fluxo do trânsito na região.


É fundamental a compreensão da população quanto à complexidade da obra. “Teremos bloqueios de vias em vários momentos, isso é necessário principalmente para as escavações”, explica Regla. No trajeto que começa em frente à UPA24h e vai até a 20 de Setembro, por exemplo, toda a pista sul da Avenida Mauá será escavada e afundada, para receber as galerias. A orientação é para atenção redobrada de motoristas e pedestres também no entorno da obra, por causa dos desvios no trânsito.

Próximo Post

Sapiranga Summit 2024 será lançado no dia 27 de março

Nos dias 6, 7 e 8 de junho, Sapiranga será mais uma vez a capital da inovação no Vale do […]