Cram Sapiranga realiza Conferência de Violência Doméstica

Jornal Opinião

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Alzira Valesca Lampert Fett, ligado à Secretaria de Assistência Social, realizou na tarde de quarta-feira, 6, a Conferência Municipal de Violência Doméstica. O evento anual faz parte das atividades municipais em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Na abertura da conferência a procuradora-geral do Município de Sapiranga, Mirian Monteiro, falou aos presentes em nome da prefeita Carina Nath. “A PGM, alinhada às ações da Administração Municipal, trabalha ativamente pelos direitos das mulheres, direitos das famílias, direitos daqueles que precisam mais de nós. Estamos de portas abertas para auxiliar e orientar no que for necessário e destaco o trabalho de todos os servidores que fazem do combate à violência contra a mulher a sua missão diária”, declarou.

Em seguida, a coordenadora do Cram, Kelly da Rosa, fez a abertura oficial do evento que começou com uma apresentação de teatro. A peça retratava a rotina de um casamento abusivo e como a mulher conseguiu mudar essa situação pedindo ajuda ao Cram. A encenação ficou a cargo de voluntários que já participaram dos grupos reflexivos de gênero, promovidos no centro de referência e no Fórum. “Para nós foi um desafio montar e apresentar essa peça de teatro amador, mas com certeza poder contar aqui uma história inspirada em tantos relatos que vemos diariamente é uma maneira de conscientizar e também mostrar como é importante que a mulher vítima de violência peça ajuda e que ela receba essa ajuda”, salientou a assistente social Silvia Maciel que ajudou a montar o texto do espetáculo baseada em atendimentos reais.


A Conferência também teve rodas de conversa com autoridades, depoimentos de vítimas e ex-agressores que participaram dos grupos reflexivos de gênero e também representantes da comunidade LGBTQIAP+. O tema central são as ações afirmativas de combate à violência doméstica e familiar e também um momento para a troca de experiências, através da participação de membros da Patrulha Maria da Penha.

Próximo Post

9.637 Vagas de emprego nas Agências FGTAS/Sine do RS

As Agências FGTAS/Sine, administradas pela FGTAS, disponibilizam 9.637 vagas a partir de segunda-feira, 11 de março. Desse total, 9.033 são […]