Dengue: Moradores devem ficar atentos para ação de pulverização

Jornal Opinião

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Controle de Endemias, realizará na quarta-feira, 21, a pulverização de inseticida em um ponto entre os bairros Centenário e Oeste . O objetivo é combater o mosquito adulto do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. A pulverização é necessária para reduzir o risco de transmissão da doença, devido a moradores da região apresentarem Dengue e ser alto o registro de infestação do mosquito. A zona em que será feito o trabalho de pulverização compreende as ruas Vênus, Marte, Júpiter e parte da Padre Antônio Vieira, próximo ao Loteamento Mundo Novo.

As equipes realizam o trabalho na calçada e também necessitando entrar nos pátios, para alcançar os pontos próximos das residências. Para isso as equipes, que estão devidamente uniformizadas e identificadas, solicitam autorização dos moradores e é importante a colaboração de todos. A atividade da quarta-feira acontece a partir das 17h, seguindo uma norma do Ministério da Saúde com relação à aplicação do produto. Em caso de vento forte, chuva ou garoa, a ação será cancelada e remarcada para outro dia.

O inseticida não oferece riscos para as pessoas ou animais domésticos, no entanto, os moradores das regiões em que ocorre a aplicação devem seguir as seguintes orientações:

– É recomendável que o morador deixe janelas abertas, movimentar cortinas e móveis no momento da pulverização para que os mosquitos que estiverem dentro das residências se desloquem para serem eliminados;

– As pessoas devem permanecer dentro de suas casas durante a aplicação;

– O inseticida pode ser prejudicial para pássaros, se estiverem em voo durante pulverização, é recomendado recolher ou cobrir com um pano gaiolas e similares;

– Frutas e verduras que tiverem contato com o produto devem ser lavadas antes do consumo;

– Criadores de abelhas devem manter as caixas das abelhas fechadas e cobertas com um pano.

Mais locais receberão o serviço de pulverização de inseticida, sendo que as áreas são monitoradas e separadas por zonas de risco, onde há o registro de casos. Mais informações ou esclarecimento de dúvidas com o setor de Controle de Endemias nos telefones (51) 39591056 ou (51) 39591057, ramal 7208.

Próximo Post

Final de Semana tem Campeonato Gaúcho de Downhill

Os dias 24 e 25 de fevereiro serão de adrenalina e competição no Morro Ferrabraz, a pista de downhill da […]