EJA e Projeto Vocações Profissionais realizam formatura

Jornal Opinião

Centenas de pessoas lotaram o Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck na noite de quinta-feira, 7, para prestigiar a cerimônia de formatura de dois grupos. Um deles era dos alunos do Curso Intensivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), são 14 formandos que concluíram o Ensino Fundamental. O outro grupo de formandos era dos alunos que participaram do curso de formação profissional do Senai através do Projeto Vocações Profissionais, em parceria com a Secretaria de Educação.

O curso do EJA utiliza uma metodologia diferenciada para desenvolver as capacidades de casa aluno. Uma das estratégias é utilizar a trajetória de cada um, os conhecimentos em outros aspectos para agregar ao conhecimento adquirido na sala de aula. As aulas acontecem na Emef Pastor Rodolfo Saenger, no turno da noite.

Iniciado em 2021, com 30 vagas, o Programa Vocações Profissionais cresce a cada ano e em 2023 formou 102 jovens. As aulas começaram no mês de abril e os alunos cursaram seis módulos – Preparação para o Mundo do Trabalho; Informática e Aplicativos de Escritório; Tecnologias do Calçado; Instalações Elétricas; Robótica-Lego Zoom; Lógica de Programação – em 288 horas de aulas. A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos dos formandos. Os diplomas foram entregues pela prefeita Carina Nath que destacou a importância do momento “Essa é uma noite para celebrarmos a Educação. O pessoal do EJA precisou deixar os estudos, lá atrás, para se dedicar ao trabalho e agora que estão com o Ensino Fundamental completo não vão parar por aí, podem avançar ainda mais. Os jovens do Projeto Vocações estão prontos para o mercado de trabalho. Ter um curso Senai no currículo é um grande diferencial”, salienta. Também estiveram presentes a secretária de Educação, Cláudia Kichler, e o gerente de operações do Senai Sapiranga, Eduardo Weber.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Secretaria de Educação de Sapiranga tem novo local para abrigar veículos

Com a presença de autoridades e equipe da Secretaria Municipal de Educação (Smed), foram realizadas duas entregas oficiais de obras […]