Escola do Sapato já é uma realidade em Sapiranga

Jornal Opinião

A área de capacitação profissional recebe um espaço completo para receber alunos em diversos cursos profissionalizantes. A Escola do Sapato ficou pronta nesta semana e faz parte de um dos projetos mais esperados da gestão da prefeita Carina Nath. O espaço, que fica localizado na rua Alagoas, no bairro Oeste, foi completamente reformado pela Administração Municipal, a fim de se tornar um local voltado para qualificar jovens e adultos para o trabalho na indústria calçadista.

A prefeita Carina Nath destaca que a Escola do Sapato será um local onde novos profissionais se formarão com a qualificação necessária. “A conclusão da Escola do Sapato é um passo muito importante para a nossa gestão. Uma conquista muito sonhada e desejada. Será um lugar cheio de oportunidades e acesso as novas tecnologias para suprir as demandas atuais do mercado de trabalho. Isso aumentará a produtividade e a eficiência das empresas sapiranguenses!”, comenta.

O secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della dos Santos, destaca que foram cerca de 350 mil reais investidos para a obra que está sendo entregue para toda a comunidade. “É um marco histórico para Sapiranga! Foi uma organização fantástica que fizemos com os parceiros, pois isto só vem para enriquecer o nosso segmento e o nosso setor. Ganha Sapiranga e ganha nossa região”, destaca. 

O Senai Sapiranga fará a gestão do espaço, assumindo a responsabilidade pelo ensino na Escola do Sapato. O gerente de operações do Centro de Formação Profissional Senai Waldemar Strassburger, Eduardo Weber, comenta sobre a atuação do Senai junto às empresas. “A Escola do Sapato é um marco importante para a cidade de Sapiranga, pois representa a sinergia entre o poder público, as indústrias, através das entidades que as representam, a comunidade e o Senai. Realizaremos as capacitações focadas nas necessidades das indústrias calçadistas.”, comenta.

A área abriga salas de aula, espaço para aulas práticas e toda a estrutura necessária para o andamento dos cursos. As reformas no local duraram cerca de quatro meses, iniciando em junho e sendo finalizadas no início de novembro, com os ajustes finais. Todo o processo incluiu o tempo de pintura, parte elétrica, rampa de acessibilidade e cercamento do pátio. O objetivo é receber os alunos com conforto e segurança.

Uma das grandes características do projeto de capacitação profissional é a união de esforços entre entidades e administração, por isso, a Prefeitura de Sapiranga, em parceria com Senai, Sine, Sindicato das Indústrias de Calçados, Acisa e empresas privadas, colaboram para o andamento dos trabalhos da Escola do Sapato.

PRIMEIRO CURSO
A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia, realizou as inscrições para o primeiro curso da Escola do Sapato na última semana. Foram 24 mulheres inscritas para a primeira turma, que é destinada a mulheres de Sapiranga, maiores de 18 anos, desempregadas, e com vontade de aprender uma nova profissão.

O curso de Corte e Costura de Calçados, é realizado pelo SENAI, na Escola do Sapato, em conjunto com o SINE/FGTAS e as empresas parceiras Beira Rio, Via Marte e Ramarim. As aulas iniciam no dia 21 de novembro, com término em 16 de dezembro, e carga horária de 160 horas. As alunas iniciarão o curso já contratadas por uma das três empresas parceiras.JOVEM APRENDIZ
Para o início de 2023, o Senai pretende oferecer curso completo de confeccionador de calçado. A seleção é feita através do programa Jovem Aprendiz, onde uma empresa pode já ter o vínculo com o estudante, antes mesmo do término das aulas. O edital para as inscrições do programa Jovem Aprendiz já está aberto. Acesse https://www.senairs.org.br/jovem-aprendiz, mas atenção, é necessário escolher a aba Sapiranga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Professora da Emef La Salle recebe homenagem por conquistar o 1º lugar no Prêmio Bei de Educação Financeira para Escolas Públicas

A professora da rede municipal de ensino, Vanderlize San Martins de Lima, recebeu o 1º lugar no Prêmio Bei de […]