Prefeitura de Sapiranga informa sobre situação de alerta devido ao baixo nível do Rio dos Sinos

Jornal Opinião

A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, alerta a comunidade sobre a situação de alerta devido ao baixo nível do Rio dos Sinos. Conforme o Informativo Especial de Estiagem 2022/2023, publicado em 02 de janeiro pela Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, o nível do rio na estação fluviométrica de Campo Bom, de onde vem a água que abastece o município de Sapiranga, o nível do rio está em 1,34 metro, dentro do nível de atenção. Já na estação de São Leopoldo o rio está em 0,45 metro, dentro do nível crítico.

O geólogo da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, Rodrigo Chaves Ramos, destaca que os níveis da estação fluviométrica que abastece Sapiranga ainda podem baixar. “Tendo em vista que o nível da estação de Campo Bom está baixando cerca de 20 centímetros por semana, poderemos chegar a níveis críticos dentro das próximas duas semanas”, comenta.  

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas irregulares e abaixo das médias históricas para o primeiro trimestre do ano, o que torna o cenário ainda mais preocupante. O secretário de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, Ederson Klein, alerta para as condições. “Diante deste cenário, é essencial que cada sapiranguense faça a sua parte, economizando água para evitar um possível desabastecimento que prejudique toda a nossa população”, comenta.

Algumas ações que podem fazer a diferença na economia da água:


– Não lavar calçadas ou o pátio com mangueiras;
– Limitar o uso de máquina de lavar;
– Reutilizar a água da máquina de lavar roupas e louças;
– Captar a água da chuva para usos secundários;
– Evitar regar plantas com o uso de mangueiras;
– Lavar o carro utilizando balde;
– Reduzir o tempo dos banhos;
– Fechar a torneira quando estiver lavando louça, roupa, fazendo a barba ou escovando os dentes;
– Consertar vazamentos em encanamentos e em torneiras;
– Optar por descargas com válvula de duplo acionamento;
– Ao encher a caixa d’água, evitar que a mesma enche até transbordar;
– Cobrir a piscina quando não a estiver usando, para evitar perda de água por evaporação;

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Guarda Municipal de Campo Bom pede informações sobre caso de importunação sexual

Vários relatos de um homem que tem importunado sexualmente mulheres em Campo Bom em via pública circularam nos últimos dias. […]