Projeto ‘A Vovó ta On!’ é selecionado em prêmio internacional

Jornal Opinião

Com o objetivo de proporcionar ferramentas de inclusão digital aos idosos, o projeto “A Vovó ta On!” aproxima os mais experientes das funcionalidades dos smartphones. Nesta semana, a equipe responsável recebeu uma ótima notícia, o projeto foi habilitado para concorrer no 11º Concurso de Ajudas, desenvolvido pelo Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), coordenado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (Cerlalc), órgão ligado à Unesco. “A Vovó ta On” é o único representante gaúcho selecionado até então.

O programa Iberbibliotecas busca promover o acesso livre e gratuito de todos os cidadãos à leitura, à informação e ao conhecimento, e modernizar e fortalecer as bibliotecas da Ibero-América (países do continente americano e da Península Ibérica). Outra característica é aproveitar ao máximo a tecnologia e promover um acesso democrático para apoiar o desenvolvimento das bibliotecas públicas, bem como dar visibilidade ao impacto que as bibliotecas têm na construção de sociedades democráticas. Pontos estes que são destaque no projeto sapiranguense. Na primeira fase foram habilitados 49 projetos, sendo nove brasileiros e os demais do Equador, Bolívia, Peru, México, Colômbia, Espanha, El Salvador, Costa Rica, Argentina e Chile.

O projeto “A Vovó ta On!” já ‘formou’ duas turmas e abrirá inscrições em breve para outros interessados. A iniciativa baseada em conceitos de inclusão digital para a terceira idade está sendo desenvolvida pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Edwin Kuwer. a bibliotecária Caroline Bilhar coordena o projeto e foi quem realizou a inscrição no concurso do Iberbibliotecas. “Esse valor do prêmio seria maravilhoso para desenvolver ainda mais nosso projeto e poder ampliá-lo. Poderíamos também usar parte para estruturação. Mas ainda que estejamos na primeira fase, só de estarmos habilitados e concorrendo com tantos projetos interessantes de outros países já nos enche de orgulho. Sabemos que a iniciativa já deu certo e pode ainda servir de exemplo para outras bibliotecas”, destaca Caroline.

Agora acontece a avaliação dos projetos e chance de correção para aqueles que ainda não foram habilitados. No mês de outubro uma nova lista é divulgada, dessa vez com os pré-selecionados de cada país. São duas chances para receber o prêmio estimado em 10 mil dólares, o projeto pode ser o destaque pelo seu país ou conquistar uma vaga entre as cinco melhores pontuações nos critérios estabelecidos no concurso, entre eles desenvolvimento sustentável e impacto social.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Eduardo Leite Declara Suspensão dos Desfiles de 7 de Setembro em Toda a Região Gaúcha

Na data de hoje (06/09) o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou o cancelamento do tradicional […]