Sapiranga angaria recurso federal para ações pós-ciclone

Jornal Opinião

Sapiranga receberá a transferência de recursos para recuperação de estruturas e também ajuda humanitária, em função dos danos causados pelas chuvas do mês passado. O valor é destinado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O ciclone extratropical que atingiu o Estado em 15 de junho deixou um rastro de estragos em várias cidades. O Município de Sapiranga foi um dos primeiros a decretar a Situação de Emergência, buscando celeridade nas ações reparatórias, como desbloqueio de estradas e auxílio aos desabrigados. No entanto, um segundo passo foi dado através de uma força-tarefa entre as secretarias para elaboração dos relatórios registrando os estragos. A documentação é extensa e tem um prazo para encaminhamento, em cinco dias ela foi finalizada. 

O levantamento foi feito através de fotos, vídeos e demais dados coletados nas áreas danificadas. As equipes de captação de recursos, planejamento e obras estiveram envolvidas nos relatórios. Esses documentos foram encaminhados para a Defesa Civil Nacional, com base nas regras do Sistema de Informações e Monitoramento de Desastres, criado pela Lei 12.608/2012. 

No dia 13 de julho, a prefeita Carina Nath foi a Brasília e reforçou a solicitação dos recursos participando de reunião com o secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. “Aguardávamos há semanas essa liberação. Todo um esforço, para elaborar os relatórios, o que fizemos em tempo recorde para conseguir dar suporte aos moradores, valeu a pena. Fizemos reparos emergenciais para não deixar ninguém ilhado, e agora poderemos recuperar os locais danificados.” destaca Carina. 

Os recursos serão repassados ao município em duas modalidades. O valor de R$ 146.300,00 é designado para ajuda humanitária, e servirá para aquisição de cestas básicas, kits de limpeza, kits de higiene pessoal e colchões. Essas ações ficam a cargo da Secretaria de Assistência Social. O outro repasse é destinado aos reparos estruturais como recuperações de pontes, travessias de água danificadas, muros de canais destruídos, despesas com a limpeza urbana e recuperação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), que foi invadida pela água. O repasse para estes fins é de R$ 969.474,64, a próxima etapa é a elaboração dos projetos e contratação das empresas executoras. A Secretaria de Planejamento vai dar andamento a essas ações nas próximas semanas, cada ponto danificado será recuperado conforme os projetos forem concluídos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Técnicas de confecção de vestuário são tema de curso no Cemeam

A professora e técnica do Senar, Alice Gonçalves, explicou que a os quatro dias de aula foram divididos em etapas. […]