Sapiranga é o primeiro município do RS a firmar Parceria Público-Privada de iluminação pública com o BRDE

Jornal Opinião

Nesta quinta-feira, 24, a prefeita Carina Nath assinou o acordo de cooperação técnica da Parceria Público-Privada (PPP) com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A parceria pioneira e inovadora viabilizará investimentos para a área da iluminação pública na cidade, qualificando os serviços prestados à população. O termo foi assinado na cidade de Torres, durante a Assembleia de Verão da Famurs e contou com a presença da presidente do Banco, Leany Lemos, do diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, do diretor de Captação de Recursos e Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Emerson Leite, e do presidente da Famurs, Eduardo Bonotto.

A PPP é a primeira que ocorre via BRDE entre as cidades do Rio Grande do Sul e em um município com pouco mais de 80 mil habitantes, já que geralmente acontece em grandes cidades. A parceria iniciou-se através da Lei Municipal 6879/2022, que dispõe sobre o programa municipal de PPP. O projeto foi realizado por uma equipe de servidores da Administração Municipal, proporcionando uma ideia inovadora e única. O próximo passo será desenvolver e lançar o edital para concorrência. O projeto está em fase de desenvolvimento de cadernos técnicos (modelagem jurídica, econômico-financeira e luminotécnico) que antecede esse processo licitatório. 

Cidade inovadora 

Durante o ato de assinatura no evento, a prefeita Carina Nath reforçou ao público presente sobre o comprometimento com as necessidades da população sapiranguense. “A população será beneficiada com um serviço mais eficaz, de qualidade e que ocorrerá de maneira ágil. Sapiranga é um município marcado pela inovação e somos a primeira cidade da região a firmar uma parceria assim”, explicou ela, que agradeceu ao BRDE por ter acolhido Sapiranga. 

A prioridade é a modelagem para licitação do projeto de iluminação pública para a cidade. “O banco já tem um histórico de apoio aos municípios através de financiamento de obras e outros investimentos, mas com esse formato estamos inaugurando uma nova fase que tem grandes perspectivas de sucesso”, destacou o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, que destaca que é a primeira vez que o BRDE atua em parceria com Prefeitura da Região Sul na estruturação direta de um projeto para concessão. 

A partir da PPP, a cidade passará a substituir sua iluminação por modernas lâmpadas de LED. A troca vai gerar maior eficiência energética a toda a cidade, já que o material gera um consumo menor, representando economia ao Município, além de menor impacto ao Meio Ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Agências FGTAS/Sine dispõem de mais de 8 mil vagas de emprego no RS

As Agências FGTAS/Sine dispõem de 8.278 vagas de emprego no RS. Os trabalhadores podem se candidatar às oportunidades, presencialmente, na […]