Secretaria de Educação promove encontro sobre segurança nas escolas

Jornal Opinião

A segurança das escolas de Sapiranga está no foco na Administração Municipal. Na tarde desta quarta-feira, 19, uma reunião na Secretaria Municipal de Educação (Smed) com os diretores das escolas das três redes de ensino (municipais, estaduais e particulares) foi realizada com as autoridades policiais do município para reforçar as orientações de segurança e prestar informações sobre proteção à comunidade escolar.

“A intenção é estreitar a relação da polícia com a comunidade e minimizar problemas que podem ocorrer sobre segurança pública”, explicou o tenente-coronel André Lima, do 32º Batalhão da Polícia Militar (32 BPM), que reforça que os pais têm um importante papel nessas situações. “É importante que informações recebidas por redes sociais sejam conferidas e não espalhadas, pois são falsas na maioria das vezes. Devemos ir atrás da origem da informação, por isso, pedimos que pais monitorem seus filhos para saber como estão utilizando essas ferramentas”, resumiu.

Operações conjuntas entre Brigada Militar e Polícia Civil estão sendo ampliadas na cidade, com o monitoramento contínuo em todas as escolas com rondas mais frequentes. Desde a última semana, a Prefeitura vem tomando medidas para reforçar a segurança das comunidades escolares com a contratação de uma empresa especializada de vigilantes. A Secretaria de Educação orientou escolas a permanecerem com portões de acesso destrancados e reforçando a identificação de cada pessoa que tenha acesso aos alunos em horário de aulas. Essas normas se somam aos equipamentos de videomonitoramento, portões com trava elétrica e alarmes com botão de pânico presentes nas instituições municipais de ensino.

“Nossa responsabilidade neste momento é muito grande, por isso, a comunicação entre todos os órgãos de segurança juntamente a comunidade escolar, é tão importante. Não estamos medindo esforços para que todos possam se sentir mais seguros”, destacou a prefeita Carina Nath, que participou da reunião ao lado da secretária municipal de Educação, Cláudia Kichler.

190

A Brigada Militar reforça que o número 190 deva ser acionado em caso de atitudes suspeitas e também como forma de ação preventiva. Denúncias ainda podem ser feitas pelos canais da Polícia Civil (197) e o Disque-Denúncia (181). O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Qualquer cidadão pode acessar o canal exclusivo disponibilizado no site do MJSP: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura . Basta copiar e colar o link no formulário anônimo e clicar em denunciar. É possível denunciar, por exemplo, sites, blogs, publicações em redes sociais e fóruns, perfis e outros conteúdos suspeitos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Confira as oportunidades de emprego nas Agências FGTAS/Sine após o feriado

A FGTAS, vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, através das Agências FGTAS/Sine disponibilizam 6.917 vagas a partir de […]