Sine de Sapiranga informa que seguro-desemprego pode ser solicitado de forma online via site ou aplicativo

Jornal Opinião

O Ministério da Economia, por meio da Secretaria do Trabalho da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Governo Federal, implantou nova e moderna forma de acesso dos trabalhadores ao Programa do Seguro-Desemprego. A Jornada Digital do Seguro-Desemprego é um processo que desobriga o trabalhador de ser atendido presencialmente em uma unidade de atendimento, como o SINE. A requisição do seguro-desemprego pode ser realizada por meio de acesso digital na plataforma Gov.Br ou aplicativo para celulares Android e iOS.

Os serviços digitais do seguro-desemprego permitem ao trabalhador solicitar o seguro, cadastrar recurso de seguro e acompanhar o requerimento de seguro, desde a habilitação até o pagamento das parcelas a que tem direito.

Para acessar os serviços de seguro-desemprego pelo computador:

– Acesse o Portal Gov.br;

– Efetue o cadastro no portal e crie uma conta para obter login e senha;

– No portal, acesse os serviços digitais para o seguro.

Para acessar os serviços de seguro-desemprego pelo celular:

– Instale o aplicativo de celular Carteira de Trabalho Digital (já disponível nas lojas virtuais para versões nos sistemas Android ou iOS);

– No aplicativo: crie sua conta no Portal Gov.Br e adquira login e senha;

– No aplicativo: utilize os serviços digitais para solicitar o seguro.

O passo a passo para solicitação do seguro-desemprego, após a conta criada, está disponível no documento em anexo, a partir da página 7. O material, desenvolvido pelo Ministério, também apresenta o passo a passo para solicitar o recurso de seguro-desemprego, quando ocorrem situações que não possibilitam a validação automática do direito ao benefício. No caso de ter sido notificado de que um dos critérios exigidos para acesso ao seguro não pôde ser confirmado, o cidadão pode solicitar a reanálise. O passo a passo está disponível a partir da página 15.

O procedimento para requerer o seguro-desemprego utilizando o aplicativo para celular está descrito a partir da página 24 da cartilha. Os passos para solicitar o recurso de seguro-desemprego pelo celular estão descritos a partir da página 30. Perguntas e respostas frequentes estão disponíveis a partir da página 41 da Cartilha.

Mais informações em:

https://url.gratis/3avWq

Próximo Post

Prefeitura entregará kits de alimentação para pais ou responsáveis de estudantes da Rede Municipal de Ensino

Diante da suspensão das aulas nas escolas públicas municipais, devido a situação de calamidade pública decretada, a Prefeitura de Sapiranga […]