Sapiranga tem, 1,5 mil doses da vacina contra a gripe liberadas à comunidade

Jornal Opinião

Nesta segunda-feira, 29 de maio, foi anunciada a liberação das vacinas contra a gripe para toda a comunidade em Sapiranga, e não mais apenas aos grupos prioritários. Na sexta-feira, 26 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até 9 de junho pelo Ministério da Saúde. Os números em todo o País estão abaixo da meta de 90% estipulada para imunização dos grupos prioritários. Estarão disponíveis em Sapiranga 1,5 mil doses para a comunidade interessada na imunização. O Município tem ainda outras mil doses que estão reservadas para a segunda dose que é necessária nas crianças que estão sendo vacinadas pela primeira vez na vida e pouco mais de 2,5 mil doses que ainda estão destinadas para os grupos prioritários, sendo que estas últimas poderão ir sendo liberadas à comunidade caso a procura siga baixa.

 

O Estado avaliou que as vacinas deveriam ser liberadas para quem realmente está interessado na imunização, já que houve prazo suficiente (mais de 40 dias) de campanha aos grupos prioritários. “Não houve dificuldades para fazer a vacina. Não teve falta de tempo ou inundações que prejudicassem a procura. Por isso não teria sentido ampliar o prazo para essa população específica”, avaliou o secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis, em entrevista à imprensa.

ABAIXO DA META

Em Sapiranga a vacinação ficou em 73% do total estimado a ser imunizado, ficando acima do índice no País (de 65%), mas abaixo no Estado (79%) – a meta era chegar a 90%. Idosos, professores e profissionais de saúde alcançaram e até ultrapassaram a meta de 90% de imunização do número estimado para seus grupos. Também foi alto o número de pessoas imunizadas no grupo das comorbidades, com mais de 3,6 mil doses aplicadas. Gestantes e puérperas historicamente ficam abaixo da meta.

Chamou a atenção, negativamente, a baixa procura por parte dos pais para a imunização de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. Menos da metade das 4,9 mil crianças contabilizadas na cidade com idade até 5 anos foram imunizadas, totalizando apenas 42,5% das crianças que eram alvo da campanha nas unidades de saúde sapiranguenses.

A secretaria municipal de Saúde de Sapiranga, Janete Hess, lembrou que as pessoas precisam ter consciência que  a vacina da gripe leva em torno de 15 a 20 dias para que o organismo tenha a formação da proteção desejada. A ideia da campanha era exatamente imunizar as pessoas dos grupos prioritários antes da chegada do inverno e do frio mais intenso. A Secretaria de Saúde também pede que os interessados na imunização busquem as unidades de saúde em horários de abertura ou ao meio-dia, evitando filas no final da tarde, por volta das 18 horas, quanto os locais já estão fechando.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Defesa Civil de Sapiranga retira moradores de área ribeirinha do Sinos

Elevação do rio já desalojou dez pessoas na cidade; equipes de remoção da Defesa e dos bombeiros estão em estado […]