Arte urbana de alunos da Unisinos será exposta no Muro da Mauá

Jornal Opinião

Em alusão ao Dia da Liberdade de Pensamento, celebrado nesta sexta-feira (14), o movimento Porto Alegre Cidade Educadora realizará a exposição “Faces Educadoras”, na qual a arte dos estudantes do curso de Design da Unisinos Rafael Dorneles e Santhiago Lautert será instalada no Muro da Mauá. A ação ocorre às 14h, próximo ao número 311 da avenida Mauá. 

As ilustrações foram produzidas durante o 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora, realizado em 30 de novembro de 2022. A mais votada pelo público foi selecionada para a exposição. “Terei a oportunidade de mostrar o meu trabalho, juntamente com o do Santhi, para um público maior e, ao mesmo tempo, receber reconhecimento por ele”, celebra Dorneles.

Lautert complementa sobre o que significa para eles, como artistas, terem sua arte fixada em uma parte da cidade. “É o tipo de reconhecimento que todo artista busca nesse meio, visto que todos sabem o quão desafiador é a vida de quem busca viver da arte”, pontua.

A instalação das ilustrações no Muro da Mauá simboliza o engajamento e o poder transformador da arte urbana, convidando todos os porto-alegrenses a refletirem sobre a importância da educação e da liberdade de pensamento na construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa. 

Para os estudantes, o curso de Design da Unisinos permitiu que eles abrissem a mente. “A Universidade me deu espaço para ser criativo, além da oportunidade de conhecer diversas pessoas que foram muito importantes no meu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional”, ressalta Lautert. Dorneles também cita que o curso abriu muitas portas e apresentou caminhos a seguir. “Sou grato por fazer parte da comunidade Unisinos, recebendo o apoio e o incentivo das pessoas lá dentro”, frisa.

“Essa é mais uma ação que marca o retorno do Cidade Educadora para Porto Alegre – e convida o cidadão a participar desse movimento. Ao mesmo tempo, contribui com a divulgação desses designers, que encontraram na arte urbana uma forma de se comunicar e de interferir socialmente”, enfatiza Débora Barauna, professora da Escola da Indústria Criativa.

Serviço

O que: Face Educadoras no Muro da Mauá
Quando: sexta-feira (14/7), às 14h
Onde: Muro da Mauá – Av. Mauá, próximo ao número 311

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Estudantes das escolas municipais de Sapiranga iniciam as férias de inverno na segunda-feira

Inicia-se na próxima segunda-feira, 17, o recesso escolar para cerca de 12 mil estudantes da rede municipal de ensino de […]