Balé Origens de Sapiranga representará o Brasil em festival internacional no Chile no próximo mês

Jornal Opinião

No ano em que completa três décadas de existência, o Balé Folclórico Origens de Sapiranga embarca para o Chile, no próximo dia 4 de fevereiro, para participar do XV Festival Internacional de Folclore Latino-Americano. Com a coordenação da professora Janice Modinger, a delegação de 12 bailarinos será a única a representar o Brasil no festival.

O festival acontecerá na região de Los Rios, localizada no sul do país. Ao longo de 16 dias, o grupo passará pelas comunas (equivalente às cidades  brasileiras) de Lanco, Paillaco, La Unión, Niebla e Futrono. No repertório de coreografias, coordenadas pela professora Janice Modinger e pelo coreógrafo Éverton de Oliveira, estão os folclores do Rio Grande do Sul, do Pará, Afro-brasileiro e o Samba.

“Essa é uma oportunidade, pois ir para um festival de folclore em outro país, oportunizará que os integrantes conheçam diversas culturas”, enfatizou a coordenadora Janice. “É uma grande honra para o Balé Folclórico Origens estar representando um país que é tão riquíssimo na sua diversidade cultural. É um privilégio e a gente está dando o máximo para representar muito bem”, finalizou.

A bailarina Isabella Wilhelm, 17 anos, é participante do grupo há mais de 10 anos e é a primeira vez que vai participar de um festival internacional. “É uma mistura de alegria, ansiedade e nervosismo. Sou muito grata por estar tendo essa oportunidade de representar o Brasil e as nossas culturas, pelo apoio e investimento que a Prefeitura nos dá, pois sem este, a nossa participação não seria possível. Será minha primeira viagem de avião e isso é algo que me deixa bem nervosa, mas ao mesmo tempo estou realizada por ter essa primeira vivência com o grupo representando o Brasil e Sapiranga”, comentou.

O grupo é mantido pela Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto.

Sobre o Balé

O Balé Municipal de Sapiranga foi fundado em 14 de maio de 1994, oficializado e denominado pela Lei Municipal Nº 2008, de 02 de setembro de 1994, como Balé Folclórico Origens.

Completando 30 anos de estrada em 2024, o Balé Origens já levou a cultura brasileira a diversos lugares do mundo, representando Sapiranga e o Brasil em diversos festivais.

  • Em 2000, representou o Brasil, no 19º Festival de Danzas Folkloricas Festidanza, em Arequipa, Peru.
  • Em 2006, esteve no 16º Encuentro de Folclor Latinoamericano, de Antofagasta, no Chile. Neste mesmo ano esteve também no Paraguai.
  • Em 2010, o Balé representou o Brasil no 3º Encuentro Internacional de Folklor Mi Peru, em Lima, Peru.
  • Em 2011, na 60ª Fiesta de La Fruta y de Las Flores, de Ambato, no Equador.
  • Em 2012, representou o Brasil no 17º Festival Zacatecas Del Folclor Internacional, no México, considerado um dos maiores festivais do mundo.
  • Em 2013, esteve no 54º Festival de Folklore de Jambes e Namour, na Bélgica, e no 15º Festival International Danses et Musique du Monde de Cugand, na França.
  • Em 2015, na 64ª Fiesta de La Fruta y de Las Flores, de Ambato, no Equador, e no 1º Encuentro de Danzas Folcloricas La Paz Maravillosa, na Bolívia.
  • Em 2016, esteve no 10º Festival de Folclore Danzando em La Perla del Norte, em Chepen, no Peru.
  • Em 2017 participou na Bulgária do 21º International Folk Festival Vistosha, do festival de Kyustendil e do International Folklore Festival Plovdiv.
  • E em 2019, do 33º Festival Folklórico de los Pueblos del Mundo de Extremadura na Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

MC Tubarão de Campo Bom conquista as 1000 Milhas de São Paulo nas categorias P3 e GT4L

Sob os olhares do ídolo Ayrton Senna, a equipe MC Tubarão superou todas as adversidades que uma prova de longa […]