A educação financeira como aliada para começar 2024 no azul

Jornal Opinião

Início de ano sempre chega com o sentimento de renovação e um dos principais objetivos das famílias nesta época é ter saúde financeira para que o orçamento familiar não sofra tanto com as dificuldades enfrentadas e gastos já previstos no começo de ano. Mas esses objetivos se tornam também um desafio quando hábitos financeiros saudáveis não são utilizados.
Para ter um início de ano mais tranquilo e estável, é fundamental seguir dicas para se organizar de forma mais assertiva.

Criação de orçamento

Faça um levantamento de todas as suas fontes de renda e liste todas as despesas fixas e variáveis. Isso ajudará a entender para onde está indo o seu dinheiro, identificar áreas onde é possível economizar e possíveis espaços para investir e poupar dinheiro.
O Gerente de Produtos e Negócios e Relacionamento Digital da Viacredi Alto Vale, Tiago José Neckel, destaca algumas ações para começar 2024 com uma melhor organização financeira. “A primeira dica é fazer o mapeamento financeiro para delimitar as decisões que serão tomadas. Faça uma análise da sua receita, suas dívidas e bens e coloque em uma planilha. Esse é o primeiro passo”, enfatiza.

Estabeleça de metas financeiras realistas

Defina metas financeiras de curto, médio e longo prazo. Isso pode incluir a criação de uma reserva de emergência, o pagamento de dívidas, a realização de investimentos ou a compra de um bem específico. Metas claras fornecem motivação e direção para suas finanças. Tiago destaca a importância da definição de metas. “Os objetivos de cada pessoa são variáveis, mas dentre eles estão a aquisição de bens, realização de sonhos como viagens e investimentos na carreira. Já por outro lado, pode ser a quitação de dívidas longas e renegociações”, ressalta.

Economizar regularmente

Estabeleça o hábito de poupar uma porcentagem da sua renda. Isso ajuda a construir uma reserva financeira e prepara você para imprevistos. O importante é começar a guardar, independente de quanto seja.
Uma aliada nesse processo é a Cota de Capital da Viacredi Alto Vale, que é a sua participação no Capital Social da Cooperativa, ou seja, a sua parte como sócio e cooperado. Cada cooperado pode ter seu Plano de Cotas, uma opção de investimento a longo prazo. O crescimento das cotas é impulsionado pelos Juros sobre o Capital, uma das formas que a Cooperativa tem de distribuir os resultados financeiros positivos com os seus cooperados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Prazo para alistamento militar obrigatório termina em 30 de junho

Até 30 de junho segue aberto o prazo de alistamento militar obrigatório, que deve ser feito de forma gratuita pelo […]