Divulgação da XI Femaçã traz fotos de soberanas com serpente

Jornal Opinião

Conta a lenda que Adão e Eva foram provocados por uma serpente e acabaram cedendo ao desejo de morder o fruto proibido, a maçã. Inspirada na narrativa, a XI Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial de Veranópolis (Femaçã) revelou nesta quarta-feira (8) as imagens que irão compor os materiais de divulgação da 11ª edição do evento, que tem como slogan “Um doce desejo”.

       

Segurando uma jiboia, a imperatriz Taís Munaretti e as princesas Angélica Verruck e Gisele Rebelatto da Fonseca instigam o público para participar da celebração, programada para os dias 14 a 16 e de 20 a 23 de abril deste ano, no Parque de Exposições José Bin. As fotografias serão aplicadas em artes de cartazes, outdoors, folders e nas redes sociais.

“Inspirada nessa passagem de Adão e Eva, criamos a campanha de comunicação da XI Femaçã. A serpente volta a ter um papel de destaque, mas dessa vez acompanhada pela corte, que, de forma inusitada, convida a todos para caírem no doce desejo de visitar Veranópolis, o berço da maçã no Brasil, e provarem o fruto que há muito deixou de ser proibido. Mais uma vez, tentamos fugir dos padrões e trabalhar um conceito que atraísse a atenção dos visitantes”, enfatiza o publicitário e diretor da VPro, Rodrigo Pelliccioli, responsável pela concepção do trabalho. A agência realiza a comunicação visual da festa desde 2011.       

A campanha de divulgação da XI Femaçã segue a proposta das últimas duas edições, que chamaram a atenção pela criatividade, sensualidade e ousadia. Em 2015, sob o slogan “Caia na tentação”, as soberanas apareciam na arte de divulgação com maçãs em frente ao corpo. Já em 2019, com o mote “Paraíso para todos”, os trajes da imperatriz e das princesas foram pintados diretamente sobre a pele delas pelo artista plástico paulista W. Veríssimo, famoso por seus trabalhos em desfiles de moda, ensaios artísticos e Carnaval.

Uma jiboia de 1,80m e o medo de cobras  

Para a produção do material XI Femaçã, a equipe pesquisou profissionais que trabalhassem com serpentes domesticadas e encontrou no município vizinho de Nova Roma do Sul a fotógrafa Juliane Tonin e o Eco Parque Cia Aventura.          

Antes de interagirem com os animais, a corte conheceu mais sobre as cobras e as espécies não venenosas com quem fotografariam. Durante o dia, as meninas foram tendo contato com diferentes variedades e tamanhos de répteis para que se sentissem mais confortáveis para segurá-los.

 “A Angélica e a Gisele (princesas) se sentiram mais à vontade, chegaram a segurar duas cobras ao mesmo tempo, e eu, depois de umas três horas, comecei a me sentir mais confiante para segurá-las. São animais muito sociáveis, não tivemos nenhuma situação em que os instrutores precisassem intervir”, conta Taís Munaretti, imperatriz da XI Femaçã.          

A soberana revela que quando apresentaram a ideia da campanha, em dezembro, as princesas gostaram muito desde o início, mas ela acabou sendo um pouco resistente pelo fato de ter medo de cobras.     

“Em todos os momentos, meus limites foram respeitados. Justamente por conta do meu medo, inicialmente apenas as meninas colocariam as cobras no pescoço, enquanto que eu seguraria a maçã. Porém, chegando no parque, o pessoal nos acolheu muito bem, respeitaram muito as nossas inseguranças, explicaram tudo sobre o biótipo e como manusear adequadamente os animais para nos tranquilizar. Foi realmente uma superação. Eu fui de mente aberta, mas não imaginava que iria conseguir. Nos sentimos muito empoderadas”, compartilha Taís.      

A imperatriz conta ainda que apesar de alguns dos moradores da cidade palpitarem que uma cobra seria usada nas fotos desta edição, por conta do mote “Um doce desejo”, ela afirma que nem imaginava que o animal pudesse ser cogitado. Na foto oficial, Taís aparece segurando no pescoço o Darwin, uma jiboia macho de 1,80 metro. O mascote tem 14 anos e vive no Eco Parque Cia Aventura desde filhote. No espaço, além dele, há outras quatro cobras.            

“Desde 2015, o cartaz da Femaçã é o mais aguardado, até mais que os trajes oficiais das soberanas (risos). A cada edição, a comunicação da festa surpreende a todos com muita criatividade. Quando geramos um impacto na mídia, isso também gera curiosidade na população, atrai pessoas para visitarem a festa e conhecerem o município de Veranópolis. Estamos bastante entusiasmadas”, conclui a imperatriz da XI Femaçã.         

A última edição da Femaçã, realizada em 2019, reuniu mais de 60 mil pessoas, que prestigiaram as quase 200 atrações durante os sete dias de programação. Conhecida como Berço Nacional da Maçã e Terra da Longevidade, Veranópolis, na Serra Gaúcha, se destaca pela diversidade na economia local. Combustíveis, geração de energia hidroelétrica, indústrias metalmecânicas e de móveis, agroindústrias e serviços são as principais fontes de renda do município de 24 mil habitantes.     

Ficha-técnica
Soberanas: Taís Munaretti (imperatriz) e Angélica Verruck e Gisele Rebelatto da Fonseca (princesas)
Coordenação-geral: Rodrigo Pelliccioli (VPro)
Agência de publicidade: VPro
Cabelo: Stella Beauty Salon
Maquiagem: Luciane Tacca
Fotógrafa: Juliane Tonin
Imagens making of: Abraão Frainer (Frainer Filmes)
Comissão Social XI Femaçã: Mariovane Mossi, Karina Borsatto e Angela Reali
Locação: Eco Parque Cia Aventura, em Nova Roma do Sul (RS)
Apoio: Julio Cesar de Borba (Eco Parque Cia Aventura)

PROGRAME-SE
XI Femaçã – Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial de Veranópolis
Quando:
 de 14 a 16 e de 20 a 23 de abril de 2023
Onde: Parque de Exposições José Bin, em Veranópolis (RS)
Mais informações: www.femaca.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Após quase 70 anos, Prefeitura de Sapiranga tem sua primeira motorista mulher

Fernanda Teixeira da Silva é a primeira motorista mulher a atuar na Prefeitura de Sapiranga. Recém empossada via Concurso Público, […]