Forte chuva gera transtornos em Sapiranga no último domingo (04/12)

Jornal Opinião

A forte chuva entre as 14h e às 16h do último domingo, 04/12, causou danos em diversos pontos de Sapiranga. Com precipitação muito volumosa em um curto período de tempo e, em consequência dos lixos descartados de forma incorreta, ruas ficaram alagadas e as águas invadiram residências e estabelecimentos comerciais. Nas proximidades do Parque do Imigrante, por exemplo, existe uma canalização defasada em relação ao acúmulo de água. Para esse caso, está sendo desenvolvido um projeto com modificações necessárias no sistema de drenagem de água no local.

Vias como a Geraldo José de Almeida e a Poço de Caldas, no bairro Oeste, se encontravam em situação mais crítica. Lixos descartados de forma incorreta, além de materiais de construção, como terra e brita, além de entulhos, acabaram por entupir as bocas de lobo alagando trechos das vias, causando estragos em calçadas e pátios de residências. Caso semelhante ocorreu na Rua Maurício Cardoso, no bairro São Luiz, onde a Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos realizou recentemente o serviço de limpeza com a retirada de entulhos, porém, já havia muito lixo acumulado novamente no local. 

Alerta para o descarte irregular de lixo
A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos faz um alerta sobre o descarte irregular de resíduos pela cidade. Muitas vezes os materiais são despejados logo após a limpeza pelas equipes. Além do retrabalho da Pasta, que segue um calendário de recolhimento de entulhos, essa foi a principal causa dos alagamentos deste domingo. Para manter a cidade limpa, é importante a colaboração de toda a população, respeitando o calendário (acesse em: https://bit.ly/39pp0P7), e destinando o lixo no local correto.

Tupanciretã
Atingida constantemente em casos de chuvas intensas como ocorreu ontem, pela primeira vez em 25 anos, moradores da Rua Tupanciretã, no bairro Amaral Ribeiro, não sofreram com os transtornos de alagamentos. Esse resultado é fruto da obra de instalação de nova canalização que a via recebeu recentemente da Prefeitura. 

Defesa Civil atuando nas ruas
Segundo apuração da Defesa Civil, os bairros mais atingidos foram Oeste, São Luiz, Vila Irma e Voo Livre. A Defesa Civil do Município está atuando nas situações de emergência, auxiliando na desobstrução dos bueiros e orientando os moradores mais atingidos. O contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo telefone (51) 99599-9161 ou (51) 3599-9500.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Etapa do Campeonato Sul Brasileiro de Parapente 2022 ocorrerá neste final de semana em Sapiranga

Sapiranga será o cenário da 3ª Etapa do Sul Brasileiro e 6ª Etapa do Gaúcho de Parapente 2022, que ocorrerá […]